Siga a folha

Descrição de chapéu Banco do Brasil

Leitores criticam restrições a novos cursos de medicina

Agrishow, Drauzio Varella e história de amor são temas comentados na Folha

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Mercantilização na medicina?
Conversar para boi dormir ("À espera do STF, cursos de medicina proliferam com pressão por qualidade", Cotidiano, 30/4). Engraçado que absolutamente ninguém se preocupa com a criação de novos cursos de enfermagem, por exemplo. O medo é que o médico deixe de ser semideus que cobra o que quiser e atende se quiser e, como qualquer outro profissional, tenha que competir. Monopólio é o nome do jogo.
Max Ribas (Miracatu, SP)

Entrada de faculdade de medicina em São Paulo; país ganhou mais de 180 cursos na área - Danilo Verpa/Folhapress

A quem interessa favorecer aos grandes grupos? Grandes grupos não garantem a qualidade da formação. O que garante é atender aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. As instituições de ensino superior de médio e pequeno porte podem garantir até mais, porque seguem os mesmos critérios de avaliação em que as grandes corporações são submetidas, mantendo menor número de estudantes e melhor acompanhamento. Não se pode tratar a formação profissional como mercadoria!
Angela Maria Magalhães Salvi (Recife, PE)


Agrishow e patrocínio
Essa turma do agro só está preocupada em encher o bolso de dinheiro ("Agrishow cancela cerimônia de abertura após polêmica com governo Lula", Mercado, 29/4). Falam, de boca cheia, que somos o maior produtor de alimentos do mundo, mas do que adianta se grande parte do povo passa fome. Só querem mandar o produto para o exterior. Mamam há muito nas tetas do Estado, com dinheiro barato, sonegando impostos e empregando cada vez menos. Além do trabalho escravo.
Carlos Eduardo Salles (Santos, SP)

Está na hora de o Banco do Brasil parar de financiar o agronegócio e financiar a tecnologia ("Governo diz que BB vai cancelar patrocínio à Agrishow após mal-estar por convite a Bolsonaro", Mercado, 29/4).
Marcelo Arias (São Vicente, SP)

Agora pode usar a máquina contra os inimigos?
Paulo Cury (Rio de Janeiro, RJ)

De toda a produção agrícola do agronegócio, pouco vai para a mesa dos brasileiros. Não, o agro não é pop.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)


Aposta no método errado
"Ministro interino do GSI critica uso de WhatsApp para informes de inteligência" (Política, 28/4). O WhatsApp é a fonte maior de fake news na política do Brasil. Usá-lo para informações oficiais é temerário e beira à irresponsabilidade, pois as mensagens poderiam ser manipuladas.
Marcos Valério Rocha (Luziânia, GO)

O ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli - Pedro Ladeira/Folhapress

Big tech
"PL das Fake News é vago, e plataforma já modera conteúdo, diz diretor do Google" (Política, 28/4). Ele tem sua parcela de razão. Aposto que vai vai ser o dia inteiro gente pedindo para tirar o que não gostou da internet, apelando para a nova lei.
Danniele Miranda Maciel (São Paulo, SP)


Thiago Brennand
Não sei para que ficar se escondendo por baixo de boné e máscara ("Thiago Brennand é levado para prisão temporária em SP", Cotidiano, 30/4). Sua cara já é conhecida.
Elaine Valeria Rizzuti (São João Del Rei, MG)


Dr. Drauzio Varella
Tem toda a minha admiração ("‘Não é agora, com 80 anos, que vou desacelerar’, diz Drauzio Varella", Cotidiano, 30/4)! Quanto ao preparo das pessoas para a morte ou os cuidados em situações de doenças graves, há os cuidados paliativos, muito bem trabalhados via dra. Ana Claudia Quintana Arantes. Esses cuidados, felizmente, passaram a constituir mais uma disciplina na formação dos médicos! Uma grande vitória!
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

Drauzio Varella é um humanista. Cresci ouvindo-o nas rádios paulistas falando sobre drogas e doenças, como a Aids. Sempre com discurso claro. Infelizmente, muitos médicos são elitistas e pretensiosos. Tratam da doença, e não do ser humano. Drauzio escreveu "Estação Carandiru" e "Por um Fio". Longa vida a ele.
Emerson dos Santos (Florianópolis, SC)


Formação literária
"Não se engane, quadrinhos são sim literatura" (São Paulo Antiga, 29/4). Quadrinhos são excelentes caminhos que nos conduzem à literatura. Foi por causa deles que virei leitor. Depois dei quadrinhos aos meus filhos e todos se tornaram leitores.
Francisco Neto (Inhapim, MG)

Do descobrimento da América à Independência do Brasil, Turma da Mônica já contou diversas partes da história de maneira acessível para crianças e adolescentes - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

Indiscutível! Certamente quem não tem formação leitora nas histórias em quadrinhos (não leu ou leu e não gostou) pouco sabe de "fabulação" e, consequentemente, de literatura.
Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa (João Pessoa, PB)


Bagagem de mão
"Mulher é expulsa de voo da Gol após se recusar a despachar mala; testemunha aponta racismo" (Cotidiano, 29/4). Tripulação totalmente despreparada, a começar pelo comandante. Que a moça seja devidamente indenizada por passar por esse constrangimento de ser retirada do voo por três policiais.
Regina Ferreira (São Paulo, SP)

Frame de vídeo mostra o momento em que Samantha Vitena pega sua mochila e deixa aeronave - Reprodução

Conflito de interesses
"Presidente da BBC renuncia após revelação de empréstimo milionário a Boris Johnson" (Mundo, 28/4). Se fosse aqui no Brasil, seria nomeado a algum cargo importante e parabenizado, um herói praticamente.
Lenise de Souza Ferreira (Joinville, SC)

Tela na sede da BBC, em Londres, transmite comunicado de renúncia do presidente da emissora, Richard Sharp - Henry Nicholls/Reuters

História de amor
"O sapato branco e as duas vidas alteradas" (Nosso estranho amor, 29/4). Essa coluna sempre faz meu dia melhor. Que texto delicioso! Obrigada por deixar meu coração quentinho.
Evelise Fonseca (Santos, SP)

Sapato branco - Mabel Amber por Pixabay

Lindo e poético texto! Que mulher sábia, a mãe da autora! Por valorizar um detalhe, conseguiu se livrar de um destino medíocre e construir uma vida pulsante, uma verdadeira e bem merecida história de amor. A sensibilidade e delicadeza do texto da filha comprovam!
Maria Isabel Carvalho (Salvador, BA)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas