Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Como funciona o mercado bilionário que leva brasileiros ilegalmente aos EUA; ouça podcast

Intermediários chegam a organizar esquema de aluguel de crianças para facilitar permanência no país estrangeiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O mercado que promove a migração irregular de pessoas para fora do Brasil é o terceiro mais rentável no Brasil, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. A Polícia Federal estima que ele tenha movimentado R$ 8 bilhões em 2021. O destino em geral são os Estados Unidos.

Esse tipo de atividade depende de uma rede de intermediários. Quem promove a viagem é conhecido como agenciador, que costuma empregar aliciadores. Na etapa final, entram em cena os coiotes, que têm o papel de guiar os migrantes na travessia do México para os Estados Unidos.

O leste de Minas Gerais é um polo desse mercado. Lá, uma estratégia incentivada pelos agenciadores é a de fazer a travessia para solo americano com crianças, aumentando as chances de permanência no país. Isso acabou criando um mercado de aluguel de crianças, que são levados com documentos falsos por adultos que se passam por pais delas.

No Café da Manhã desta quarta (29), a jornalista da Folha Raquel Lopes, que foi ao leste mineiro investigar esse mercado, explica como funciona o esquema e quais são as conexões internacionais desses criminosos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar o aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Bruno Soraggi. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas