Siga a folha

Podcast: o futuro da direita com o avanço do bolsonarismo nas urnas

Desempenho do presidente e aliados amplia domínio sobre campo conservador e reduz espaço para lideranças moderadas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro deu uma demonstração de força ao eleger uma série de aliados nos estados e no Congresso no domingo (2). O desempenho ajuda a fortalecer o domínio de Bolsonaro sobre a direita no país, mas também a consolidar o discurso ultraconservador como base desse campo político.

O sucesso do bolsonarismo nas urnas acontece ao mesmo tempo em que o PSDB, que costumava abrigar eleitores de direita e antagonizar com o PT nas disputas nacionais, entra em declínio. Depois de fracassar na corrida presidencial de 2018, neste ano os tucanos perderam o governo paulista e viram sua bancada na Câmara encolher de 22 para 13 deputados.

Nos últimos anos, alguns movimentos tentaram viabilizar lideranças de direita mais moderadas que pudessem fazer frente a Bolsonaro nesse campo –mas essas articulações não deram certo.

No episódio desta quarta-feira (5), o Café da Manhã conversa com Isabela Kalil, coordenadora do Observatório da Extrema Direita. Ela analisa o domínio do bolsonarismo sobre a direita brasileira, discute as mudanças na sociedade que abriram caminho para esse fenômeno e debate se ainda existe espaço para um direita moderada no país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas