Podcast: o perfil do Congresso em 2023, depois da prova de força do bolsonarismo

Partido de Bolsonaro, PL vai controlar maiores bancadas da Câmara e do Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

O resultado da eleição de domingo (2) para o Congresso demonstrou a força do bolsonarismo. O PL, partido de Jair Bolsonaro, ganhou 23 deputados e será a maior bancada na Câmara em 24 anos, com 99 parlamentares. O PT, de Lula, também vai ocupar mais cadeiras na Casa —de 56 passa a ter 68 deputados.

O centrão fica praticamente do mesmo tamanho —por causa do encolhimento das bancadas de partidos como o PP, o PTB e o PSC.

Bolsonaro também conseguiu levar nomes simbólicos do governo dele para o Senado, como o da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O partido do presidente será o maior da Casa, ocupando pelo menos 14 cadeiras.

Os números revigoram o bolsonarismo no Congresso e facilitam uma base de apoio para um eventual segundo mandato de Bolsonaro, mas não inviabilizam um governo Lula. O petista pode ter margem para governar com alianças mais ao centro e à direita.

No episódio desta terça-feira (4), o Café da Manhã conversa com Ranier Bragon, repórter da Folha em Brasília. Ele detalha como fica o Congresso depois dessa eleição, analisa o que deve ser negociado e avalia quão difícil vai ser governar, seja quem for o presidente

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.