Siga a folha

Podcast discute novas críticas de Lula a Campos Neto e a politização do BC

Gestos da autoridade monetária a Tarcísio de Freitas irritam governo; Copom divulga decisão da Selic hoje

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulga nesta quarta-feira (19) a decisão sobre a taxa básica de juros ante a repercussão de novas críticas do presidente Lula (PT) ao presidente do BC, Roberto Campos Neto —o mercado espera uma posição unânime pela manutenção da Selic a 10,5%.

Na terça (18), em entrevista à rádio CBN, Lula disse que o chefe da autoridade monetária trabalha contra o país e tem lado político. O petista citou eventos em que Campos Neto indicou proximidade com o grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um jantar, ele sinalizou que toparia ser ministro da Fazenda de Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso o governador de São Paulo se candidate à Presidência.

O governo federal tem se queixado da postura de Campos Neto também no que se refere à condução da política monetária: para o entorno de Lula, a Selic acima de 10% freia uma retomada mais robusta da economia.

No episódio desta quarta-feira (19) do Café da Manhã, Bruno Carazza, professor associado da Fundação Dom Cabral, explica se há conflitos de interesses na postura de Roberto Campos Neto e analisa como as críticas do governo Lula a ele impactam a política econômica.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas