Siga a folha

Descrição de chapéu Governo Lula violência

Podcast detalha demissão de Silvio Almeida e analisa crise gerada pelo caso

Ex-ministro dos Direitos Humanos é acusado de assédio sexual; ele nega e se diz vítima de mentiras

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou neste sábado (7) que as mulheres do primeiro escalão do governo estão "do lado" de Anielle Franco, após a denúncia de que a ministra da Igualdade Racial teria sofrido assédio sexual. Na sexta-feira (6), o Planalto exonerou Silvio Almeida da pasta dos Direitos Humanos, depois de acusações contra ele virem a público.

O portal Metrópoles divulgou denúncias feitas à organização MeToo Brasil —casos que teriam ocorrido no ano passado. O movimento confirmou a acusação contra o ex-ministro e disse que teve o consentimento das denunciantes para isso, mas que protege o anonimato das mulheres. O ex-ministro nega as acusações, diz repudiar o que chamou de mentiras contra ele e também entrou na Justiça contra a ONG MeToo.

Depois de se reunir com o então ministro, o presidente Lula (PT) considerou que as acusações tornavam a situação de Silvio Almeida insustentável. O presidente afirmou que a apuração do caso envolverá diferentes instâncias, como Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e a Comissão de Ética da Presidência.

O Café da Manhã desta segunda-feira (9) entrevista a colunista da Folha Mônica Bergamo, que traz bastidores da demissão, explica o que pesou na decisão de Lula e analisa a crise gerada pelo caso. O programa também ouve Andrea Lopes, professora na escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que discute como o caso reverbera nos movimentos negros e feministas.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer, Lucas Monteiro e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Lucas Monteiro e Thomé Granemann.

TESTE de novo upload de arquivo com a capa do podcast Café da Manhã. Foto Reprodução - Reprodução

Gabriela Mayer , Laura Lewer , Paola Ferreira Rosa , Lucas Monteiro , Thomé Granemann e Gustavo Simon

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas