Siga a folha

Podcast: repórter relata efeitos da seca e do fogo na Amazônia e discute crise histórica

País vê aumento de focos de incêndio e estiagem mais grave em 74 anos; governo tem até segunda para apresentar plano

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A crise climática que coloca sob situação de seca 58% do território brasileiro —o quadro mais grave já registrado desde o começo da série histórica, em 1950— continuou a apresentar efeitos alarmantes nesta semana.

Focos de incêndio voltaram a aparecer no estado de São Paulo, com o número de cidades afetadas quadruplicando em três dias; o governo do Acre suspendeu aulas em razão da fumaça de queimadas; o nível do rio Negro baixou 25 centímetros em 24 horas em Manaus; e outros locais, como Belo Horizonte, Brasília, a Chapada dos Guimarães, terras indígenas na Amazônia e a região do pantanal sofrem com impactos de incêndios.

Neste ano, o país registrou mais de 135 mil focos de fogo, aumento de 101% em relação ao mesmo período de 2023. O Ibama atribui o recorde a fatores como o agravamento da crise climática e uma nova dinâmica de desmatamento —baseada no fogo. O governo federal tem até segunda (9) para entregar um plano de preservação para a Amazônia.

O Café da Manhã desta sexta-feira (6) fala da seca histórica no Brasil. De Rondônia, o repórter da Folha Vinicius Sassine conta como a situação deste ano é diferente na Amazônia, trata dos impactos da seca no dia a dia das pessoas e discute a atuação governamental.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Gabriela Mayer , Gustavo Simon , Laura Lewer , Lucas Monteiro e Thomé Granemann

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas