Siga a folha

Edição do jornal Folha da Manhã aparece em série sobre Alemanha pré-nazismo

'Babylon Berlin' retrata a efervescência cultural, política e sexual da capital alemã nos anos 1920

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um exemplar da Folha da Manhã, jornal matutino fundado em 1925 e que depois originou a Folha, fez uma breve aparição na nova temporada do seriado alemão “Babylon Berlin”.

Lançada em 2017, a série mais cara da televisão germânica teve sua terceira parte lançada em janeiro na Alemanha —no Brasil, as duas primeiras estão disponíveis no Globoplay.

No centro da trama, mais que o detetive protagonista, está a capital mais efervescente dos anos 1920, símbolo de uma era de liberalidade cultural e sexual que estava prestes a se encerrar com a ascensão do nazismo, em 1933.

Cena da série alemã "Babylon Berlin", com capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929 - Reprodução

O terceiro episódio da nova leva, que se passa em setembro de 1929, mostra o encontro de um jornalista com uma fonte no café Romanisches, famoso endereço da intelligentsia berlinense do período ---entre seus frequentadores estavam o escritor Bertolt Brecht, o pintor Otto Dix e o cineasta Billy Wilder.

O jornalista do seriado trabalha em uma reportagem sobre o desenvolvimento secreto de uma Força Aérea alemã, algo então proibido pelo Tratado de Versalhes. O caso é inspirado no do repórter Carl von Ossietzky, que denunciou o rearmamento do país, foi condenado por espionagem e recebeu o Nobel da Paz em 1935.

No episódio em questão, o jornalista pede a um garçom dois jornais, entre eles a Folha da Manhã. Quando recebe o exemplar de 12 de setembro daquele ano, encontra entre as páginas do caderno de esportes os documentos de que precisa, deixados ali por sua fonte.

A escolha da edição pode não ter sido mera coincidência. A chamada à direita da manchete informava que uma conspiração terrorista de cunho nacionalista e antirrepublicano havia sido desbaratada pela polícia de Berlim. Um eco do tumultuado momento político que a cidade atravessava e que a série retrata de maneira fidedigna.

Capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929, reproduzida na série alemã "Babylon Berlin" - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas