Siga a folha

Confira pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, Minas e Rio

Levantamento foi finalizado nesta quinta-feira com entrevistados em todo o país

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Uma nova pesquisa Datafolha para presidente e governadores de São Paulo, Minas e Rio foi divulgada na noite desta quinta-feira (29).

O levantamento mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos no 1º turno; Jair Bolsonaro (PL) marca 36%.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), candidatos à Presidência - Eduardo Anizelli, Pedro Ladeira e Zanone Fraissat/Folhapress


Também nesta quinta, o penúltimo levantamento do instituto antes das eleições mostra avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL) e dos governos de Rodrigo Garcia (PSDB), em São Paulo; Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais; e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.

Na reta final para o primeiro turno, a Folha repete o procedimento adotado em pleitos anteriores e passa a destacar os votos válidos —usados para determinar os resultados de uma eleição— nos textos de pesquisas eleitorais.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é comparável ao utilizado pela Justiça Eleitoral para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição.

Reportagens sobre pesquisas de intenção de voto destacavam, até então, os votos totais, ou seja, todos os que são registrados nas urnas, inclusive os brancos e os nulos, grupos que são considerados inválidos pela Justiça Eleitoral, além dos que se declaram indecisos.

Nos cargos majoritários, caso do presidente e governador, o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um para que seja declarado vencedor no primeiro turno. Se ninguém conseguir esse resultado, é realizado o segundo turno com os dois candidatos mais votados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas