Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

Assinantes de PlayStation Plus jogaram em média só 7,4 games no serviço

Sony revela números do seu serviço de assinatura de games um ano após reformulação

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as segundas no seu email? Inscreva-se abaixo.


O serviço de assinatura de games PlayStation Plus, da Sony, tem mais de 400 games disponíveis e, em média, cada assinante jogou apenas 7,4 títulos no último ano. Destaco esse e outros dados da plataforma, que foram divulgados pela empresa.

Rebobinando: o PlayStation Plus foi lançado em 2010 como um serviço de assinatura que dá acesso a multiplayer online, armazenamento na nuvem de arquivos de salvamento, descontos e uma seleção mensal de jogos grátis para os consoles PlayStation.

Em junho do ano passado, o serviço foi remodelado e passou a incluir um catálogo de jogos disponíveis para download. A mudança no serviço foi uma resposta ao Xbox Game Pass, da Microsoft, lançado em 2017 e que, desde então, dominava praticamente sem concorrentes o mercado de serviços de games por assinatura.

Pechincha: mesmo considerando o preço anual de R$ 389,90 da assinatura do serviço no Brasil na categoria Deluxe (a mais cara), os assinantes gastaram em média R$ 52,69 por jogo. Bem abaixo dos R$ 349,90 cobrados pelos principais lançamentos do PlayStation 5.

Os mais acessados pelos assinantes:

  • "Marvel's Spider-Man: Miles Morales": A continuação do primeiro game do Homem-Aranha foi disponibilizados para os assinantes logo na estreia do serviço. Lançado em novembro de 2020, é ambientado na mesma Nova York do primeiro título, mas, dessa vez, Miles Morales assume o protagonismo de Peter Parker.

  • "Ghost of Tsushima": Lançado em julho de 2020 para o PlayStation 4, o RPG de mundo aberto da Sucker Punch coloca o jogador na pele do samurai Jin Sakai, que precisa defender a ilha japonesa de Tsushima de uma invasão mongol no século 13.

  • "Stray": o "jogo do gatinho" foi um dos poucos disponibilizados no serviço por assinatura junto com o seu lançamento, em julho de 2022, com sucesso imediato de crítica e público. Nele, o jogador é um gato que se perde e precisa perambular por uma cidade povoada por robôs para reencontrar seus amigos peludos.


Já no catálogo de jogos clássicos, que disponibiliza remakes e títulos de PlayStation, PlayStation 2 e PSP para os assinantes "Deluxe", as franquias de maior sucesso foram "God of War", "Resident Evil" e "The Last of Us" --esse último muito provavelmente com a ajuda do sucesso da série da HBO inspirada no game.

O que vem agora? ASony anunciou que está testando com assinantes Premium o streaming de jogos de PlayStation 5. Atualmente, apenas títulos de PlayStation 3, PlayStation 4 e clássicos estão acessíveis na nuvem. A ideia é fazer frente ao serviço concorrente da Microsoft, que já disponibiliza a maioria dos seus jogos por streaming.

Brasil de fora: A empresa japonesa não tem previsão para disponibilizar o serviço de streaming de jogos no Brasil


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Apico

(PC, Switch, PS 4/5, Xbox One/X/S)

Esse charmoso simulador de criação de abelhas 2D é uma aula sobre preservação e biologia. Você precisa descobrir dezenas de espécies desses insetos através de exploração e cruzamento de espécies. Além disso, pode soltar as abelhas criadas na natureza para repovoar a ilha em que o jogo se passa. Apesar da apresentação simples, trata-se de um jogo complexo, com menus confusos de navegar. Ainda assim, a experiência se torna viciante depois que o jogador consegue superar esses desafios iniciais.

Imagem do jogo 'Apico' - Divulgação

Uma cópia do jogo foi cedida para a realização deste texto.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • Jim Ryan, CEO da PlayStation, afirmou em um email interno enviado logo após o anúncio da compra da Activision Blizzard pela Microsoft que não estava preocupado com o negócio, afirmou o site IGN. Nas mensagens, o executivo diz não acreditar que a Microsoft vá transformar os jogos da Activision Blizzard em exclusivos para o Xbox e afirma que a PlayStation ficará bem.
  • A Microsoft irá aumentar o preço do Xbox Game Pass, seu serviço de games por assinatura. A partir de julho, a mensalidade da versão padrão passará de R$ 29,99 para R$ 32,99. Já o preço da versão Ultimate, que inclui acesso a jogos na nuvem, vai subir de R$ 44,99 para R$ 49,99 por mês.
  • Em mais um sinal de que a Nintendo deve anunciar em breve um novo console, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, afirmou em entrevista ao site GamesIndustry.biz que a empresa japonesa o aconselhou a aguardar o sucessor do Switch para lançar o game "Mario + Rabbids: Sparks of Hope", que chegou ao mercado em outubro do ano passado.
  • A Nintendo anunciou em um evento virtual na última quarta (21) seus lançamentos para os próximos meses. Entre os destaques estão o remake de "Super Mario RPG" (clássico desenvolvido para o Super Nintendo), "Super Mario Bros. Wonder", um novo jogo de plataforma 2D do encanador bigodudo, e um game ainda sem título protagonizado pela Princesa Peach, previsto para 2024.
  • A Eletronic Arts anunciou uma reestruturação interna que irá separar a área responsável pelos games esportivos do restante da empresa. Pela mudança, a EA Sports (desenvolvedora das séries "Fifa" e "Madden") funcionará como uma unidade autônoma, enquanto as outras franquias do grupo ficarão sob responsabilidade da EA Entertainment.
  • A Activision anunciou que a versão original de "Call of Duty: Warzone" (hoje batizada de "Call of Duty: Warzone Caldera") sairá do ar em 21 de setembro. Lançado em março de 2020, o jogo foi substituído nos planos da empresa pelo "Warzone 2.0" em novembro do ano passado.
  • Segundo o site VentureBeat, um relatório da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) apontou que "jogos casuais e sociais" representam 68,6% do mercado de games nos EUA, enquanto o setor "tradicional" de games é responsável por apenas 22,8% da arrecadação do mercado de jogos eletrônicos.
  • A ata de uma reunião do Conselho de Turismo de Los Angeles, realizada no último dia 21, indicou que as edições de 2024 e 2025 da E3 foram canceladas. Questionada pelo jornalista Stephen Totilo, da Axios, a ESA (Associação dos Softwares de Entretenimento), dona do evento, afirmou que o futuro da E3 ainda está em discussão.
  • O BIG Festival, um dos maiores eventos de games da América Latina, começa na próxima quarta-feira (28), na São Paulo Expo. O evento, que vai até o próximo domingo (2), reunirá algumas das principais empresas do setor, desenvolvedores independentes e especialistas para discutir o mercado de games. Além disso, estarão disponíveis mais de 200 títulos para os visitantes testarem. Os ingressos estão à venda no site do festival.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

29.jun

"AEW: Fight Forever": R$ 299,90 (PS 4/5), R$ 389,95 (Switch, Xbox One/X/S), preço não disponível (PC)

"The Lara Croft Collection": R$ 59,99 (Switch)

30.jun

"Crime O'Clock": R$ 76,49 (Switch), preço não disponível (PC)

"Everybody 1-2-Switch": R$ 149 (Switch)

"Ghost Trick: Phantom Detective": R$ 129 (PC), R$ 146 (Switch, Xbox One/X/S), preço não disponível (PS 4/5)

"Goodbye World": preço não disponível (Xbox One/X/S, PS 4/5)

"Master Detective Archives: Rain Code": R$ 303,90 (Switch)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas