Descrição de chapéu Games tecnologia microsoft

Agência dos EUA defende suspensão de acordo da Microsoft para comprar Activision

FTC argumenta que acordo prejudica concorrência do mercado de videogames

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson Chris Sanders
Washington

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) argumentou nesta quinta-feira (22) em um tribunal federal a favor de uma medida cautelar para bloquear temporariamente a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, o que impediria o fechamento do acordo até que o caso seja ouvido por um juiz administrativo.

"Se esse acordo for concluído, a empresa combinada... provavelmente terá a capacidade, um incentivo, para prejudicar a concorrência em diversos mercados relacionados a consoles, serviços de assinatura e nuvem (para jogos)", disse o advogado da FTC, James Weingarten, nas argumentações iniciais do governo em uma audiência probatória que deve durar cinco dias.

A FTC argumenta que precisa de um juiz para bloquear a fusão de US$ 69 bilhões entre a Microsoft e a Activision até que o tribunal interno da agência possa decidir se a combinação prejudica a concorrência no setor de videogames.

Logos da Microsoft e da Activision Blizzard - Dado Ruvic/Reuters

A FTC diz que a fusão daria ao Xbox, da Microsoft, acesso exclusivo aos jogos da Activision, deixando consoles da Nintendo e o PlayStation, da Sony, de fora.

"Acho que você verá que todas as evidências mostram que só faz sentido para o Xbox disponibilizar esses jogos da Activision para o maior número possível de pessoas e plataformas", disse a advogada da Microsoft, Beth Wilkinson, em suas argumentações iniciais, acrescentando que, se for concedida uma liminar, isso pode resultar em um processo administrativo de três anos que acabaria com o acordo.

A primeira testemunha a depor foi Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios na Microsoft. Também estão testemunhando Sarah Bond, vice-presidente corporativa de ecossistema de jogos da Microsoft, e Pete Hines, vice-presidente sênior do grupo e chefe de publicação na subsidiária da Microsoft, Bethesda Softworks.

A audiência está marcada para a próxima quinta-feira (29). O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, e o da Activision, Bobby Kotick, estão entre as testemunhas esperadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.