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Aeroporto perto do centro de Buenos Aires volta a receber voo do Brasil

Aeroparque estava fechado para rotas internacionais desde abril de 2019

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São Paulo

​Após mais de um ano operando apenas com voos nacionais, o aeroporto de Buenos Aires Jorge Newbery, conhecido como Aeroparque, voltará a receber rotas internacionais a partir de 11 de maio. 

O terminal, que fica no bairro turístico de Palermo, a nove quilômetros da Casa Rosada, será novamente ponto de embarque e desembarque de voos para o Brasil, Chile, Paraguai, Peru e a Bolívia. 

A reabertura para voos internacionais já havia sido anunciada no início do ano pelo ministro do Turismo argentino, Matías Lammens, e foi confirmada na segunda (17) por um comunicado oficial da Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) do país. 

Aviões no terminal Aeroparque, em Buenos Aires, em abril de 2017 - Eitan Abramovich/AFP Photo

Desde 1º de abril de 2019, todos os voos internacionais que pousavam no Aeroparque, incluindo rotas conectadas ao Brasil operadas pelas Aerolíneas Argentinas, pela Gol e pela Latam, foram transferidas para o aeroporto de Ezeiza. O terminal fica na cidade vizinha, a 31 quilômetros do centro de Buenos Aires, mas tem maior capacidade de operação. 

Porém, segundo a Anac argentina, o volume de voos no aeroporto está causando filas grandes na imigração, principalmente no período da manhã. 

Para aliviar Ezeiza, o Aeroparque voltará a ser utilizado por voos internacionais para países vizinhos na América do Sul, que não tenham escalas e que sejam operados por aeronaves que comportem até 200 passageiros.

Isso exclui aviões maiores, que ligam a Argentina aos Estados Unidos e à  Europa, por exemplo, e aviões maiores que fazem conexão no Brasil antes de pousar em Buenos Aires, caso de voos das companhias Qatar e Turkish. 

Segundo comunicado da Anac, a intenção também é fomentar o turismo e, consequentemente, a economia do país, já que é mais cômodo para o passageiro desembarcar e embarcar em uma região central de Buenos Aires do que se deslocar até Ezeiza.

Outro terminal utilizado na Argentina é o de El Palomar, uma antiga base militar. Fica a 26 quilômetros do centro  e é menor do que o Aeroparque. O El Palomar é utilizado atualmente pelas companhias aéreas de baixo custo Flybondy e JetSmart. A Flybondi já opera voos para lá a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

As companhias aéreas brasileiras que operavam no Aeroparque antes da proibição, Gol e Latam, ainda não têm voos confirmados para o terminal.

Procuradas, a Gol informou que aguarda mais detalhes sobre a reabertura do Aeroparque para poder divulgar possíveis mudanças em suas rotas. A Latam disse considerar promissora a retomada dos voos para o aeroporto, que dará aos clientes mais um opção para suas viagens a Buenos Aires. De acordo com a companhia, qualquer novidade sobre a retomada de voos no Aeroparque será comunicada no momento oportuno. 

A Azul, que opera desde janeiro de 2019 a rota entre Viracopos (Campinas) e Ezeiza, afirma ter "total interesse em operar no Aeroparque", e que aguarda as definições de acesso ao aeroporto pela Anac da Argentina para poder concorrer aos espaços.

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