Baú do Cinema

A memória dos filmes e onde encontrá-los

Baú do Cinema - Hanuska Bertoia
Hanuska Bertoia

Filme feminista e obras de Ana Maria Magalhães estão no Itaú Cultural Play

Produções podem ser vistas de graça no serviço de streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena de 'Feminino Plural', filme de Vera Figueiredo
Cena de 'Feminino Plural', filme de Vera Figueiredo, de 1976 - Divulgação

Um clássico do cinema brasileiro com questões feministas e filmes da diretora Ana Maria Magalhães foram incluídos no catálogo do streaming Itaú Cultural Play em março e agora podem ser vistos gratuitamente.

‘Feminino Plural’, de Vera Figueiredo, foi lançado em 1976 e trouxe o feminismo para a produção nacional. Com linguagem de vanguarda, o longa acompanha um grupo de mulheres motociclistas que vai do Rio para a Baixada Fluminense, e, ao final da viagem, interagem em uma festa.

O longa sempre é citado como o primeiro filme feminista da América do Sul. Vera filmou ‘Feminino’ durante a ditadura, e em entrevista em 1977, resumiu sua obra: ‘É um filme sobre mulheres, mulheres brasileiras, seus problemas e sua liberação. Ele tem uma linguagem inconsciente. Para encontrar a mulher brasileira, mergulhei na memória coletiva do país’.

Na mesma entrevista, ela disse ter enfrentado dificuldade para distribuir o longa no Brasil em razão do tema, e que encontrou em festivais pelo mundo uma rede de mulheres que faziam cinema e pensavam a produção cinematográfica feminina.

Ana Maria Magalhães, outra cineasta que teve obras incluídas no catálogo do Itaú Play, também tem esta preocupação. Um de seus filmes disponíveis é o documentário ‘Mulheres de Cinema’ (1976), em cópia remasterizada. Em sua estreia na direção, Ana Maria fez um painel sobre o papel da mulher na cinematografia nacional e na sociedade brasileira.

Outras cinco obras da diretora também estão no Itaú Cultural Play. Duas delas são dedicadas a atrizes brasileiras: ‘Já que Ninguém me Tira pra Dançar (2021)’, documentário sobre Leila Diniz, e ‘Lara’ (2002’), filme ficcional sobre Odete Lara

Os filmes de Ana Maria Magalhães disponíveis
‘Mulheres de Cinema’ (1976)
‘Assaltaram a Gramática’ (1984)
‘Spray Jet’ (1985)
‘Lara’ (2002)
‘Reidy, a Construção da Utopia’ (2009)
‘Já que Ninguém me Tira pra Dançar’ (2021)

Itaú Cultural Play
Gratuito
itauculturalplay.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.