Baú do Cinema

A memória dos filmes e onde encontrá-los

Baú do Cinema - Hanuska Bertoia
Hanuska Bertoia
Descrição de chapéu Todas

Theatro São Pedro exibe clássico da Vera Cruz com trilha ao vivo

Sessões acontecem nesta sexta-feira (6) e no final de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Eliane Lage em cena de "Caiçara" (1950), seu primeiro filme na Vera Cruz - Divulgação

Não é todo o dia que o público tem a oportunidade de ver em uma tela de cinema um clássico da Companhia Vera Cruz, produtora que se estabeleceu em São Bernardo, no ABC paulista, em 1949.

'Caiçara" (1950), dirigido por Adolfo Celi, será apresentado sexta (6), sábado (7) e domingo (8) no Theatro São Pedro, em São Paulo. A trilha sonora do longa, de Francisco Mignone, será executada ao vivo pela orquestra da casa, sob a regência do maestro Marcelo Falcão.

A exibição marca uma nova temporada do Cine São Pedro, parceria entre o teatro e a Cinemateca Brasileira. O projeto remonta o passado. Entre os anos 1920 e o final dos anos 1960, o São Pedro funcionou como uma sala de exibição, um cinema de rua frequentado pelos moradores da Barra Funda.

Filmado em Ilhabela (SP), "Caiçara" foi o primeiro longa da Vera Cruz, empresa fundada pelo engenheiro italiano Franco Zampari e pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho com a ambição de reproduzir no Brasil o modelo de indústria cinematográfica de Hollywood.

A obra também marcou a estreia nas telas da atriz Eliane Lage, que se tornaria uma das estrelas da Vera Cruz. Ela interpreta Marina, uma jovem que sofre preconceito em razão da doença dos pais. Acaba se casando com um construtor de barcos viúvo, mas se decepciona com a união.

Caiçara (1950)
Theatro São Pedro
6 e 7 de setembro às 20h; 8 de setembro às 17h
Ingressos: de R$ 35 a R$ 70 (venda pela internet)
https://theatrosaopedro.org.br/

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.