Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Ásia

Cidade vietnamita quer proibir venda de carne de cachorro e gato

Autoridades de Hoi An assinam acordo com ONG Four Paws

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de Hoi An, um histórico porto comercial no Vietnã e patrimônio mundial da Unesco, se comprometeu a proibir a venda de carne de cachorro e gato, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (10).

Para isso, um acordo foi assinado com o grupo de defesa dos direitos dos animais Four Paws International.

"Queremos ajudar a promover o bem-estar animal com a erradicação da raiva, acabando com o comércio de carne de cachorro e gato e transformando a cidade em um destino importante para o turismo", afirmou o vice-prefeito Nguyen The Hung, segundo a AFP.

Mulher passeia com seu cachorro em Hanói, onde carne de cães e gatos ainda é encontrada com facilidade, apesar de ser uma tradição em declínio - Nhac Nguyen/AFP

Julie Sanders, da ONG, diz que a medida pode servir como exemplo para outras cidades do Vietnã.

Uma pesquisa encomendada pelo grupo de defesa dos direitos dos animais mostrou que apenas 6,3% dos 600 vietnamitas entrevistados consumiam esse tipo de carne e que 88% apoiavam a proibição.

Ainda assim, conforme a agência de notícias, o Vietnã é o segundo maior consumidor de cachorros do mundo, atrás apenas da China. A cada ano são cerca de 5 milhões desses animais, cuja carne, de acordo com alguns, afasta o azar.

"Não acredito que ninguém deveria proibir o consumo de carne de cachorro. É nossa cultura", disse à AFP Phan Van Cuong, morador de Hanói, onde o produto ainda é encontrado com facilidade.

Tradição em países asiáticos, o consumo de cães é cada vez menos frequente, e jovens se engajam em ações de proteção animal.

Apesar disso, na China, por exemplo, o polêmico festival de Yulin continua acontecendo, apesar da pressão popular.

No ano passado, cachorros foram retirados da lista de animais que podem ser criados para consumo no país. Na ocasião, a medida foi comemorada por protetores e indicaria uma mudança para que o comércio fosse banido.

No entanto, em junho deste ano, ativistas da Humane Society International resgataram cães transportados amontoados em um caminhão. Foi fora de Yulin, mas, segundo a ONG, seriam destinados a abate.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.