Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Cão farejador Patron é homenageado com medalha na Ucrânia

Jack russell detectou mais de 200 explosivos desde 24 de fevereiro, segundo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patron, um pequeno cão farejador que ficou conhecido por sua atuação na guerra, foi homenageado com uma medalha, no domingo (8).

A cerimônia para o reconhecimento de seu trabalho desde a invasão da Rússia contou com presença do presidente Volodimir Zelenski e do premiê do Canadá, Justin Trudeau, que fez uma visita ao país.

Patron, o cão farejador da Ucrânia - patron_dsns no Instagram

Segundo o governo ucraniano, o jack russell detectou mais de 200 explosivos desde 24 de fevereiro. Com isso, impediu detonações que fariam mais vítimas.

O major do Serviço de Proteção Civil Myhailo Iliev, responsável por Patron, também foi homenageado.

Em comunicado após a cerimônia, Zelenski disse que queria premiar os heróis ucranianos. E, segundo a agência Reuters, afirmou que o pequeno Patron ajuda não só a neutralizar explosivos, mas a ensinar às crianças as regras de segurança necessárias em áreas onde há ameaça de minas.

Uma página dedicada a Patron nas redes sociais mostra o cachorrinho em momentos de trabalho e também fora dele.

Há fotos de Patron no dia a dia, dormindo preguiçosamente ou com um brinquedo na boca, além de imagens do jack russell ao lado de explosivos.

​Patron tem dois anos e integra um esquadrão antibomba na cidade de Chernihiv. Em rede social, o Serviço de Emergência da Ucrânia escreveu que ele é a alma da equipe.

Segundo a publicação, cãozinho está sempre ao lado dos colegas humanos e adora queijo —e sempre ganha sua recompensa. Em março, ao relatar o empenho do peludo em suas missões e reconhecer sua bravura, o Centro de Comunicação Estratégica e Segurança da Informação do país afirmou: um dia a história de Patron será transformada em filme, mas, por enquanto, ele continua com seus deveres profissionais.

Na mesma época, um vídeo publicado mostra o cãozinho em ação. Na sequência de imagens é possível ver ele sendo vestido com um colete especial, entrando no carro e pulando no colo de integrante da equipe e farejando em meio a destroços.

Patron —que em ucraniano significa cartucho— busca e ajuda a desarmar artefatos ou que, muitas vezes, são dez dez vezes maiores do que seu tamanho e representam risco tanto para os combatentes como para civis.

Tratado como um herói, o cachorro tem sido retratado nas redes e já ganhou agradecimento pelo "trabalho incansável".

A guerra continua fazendo vítimas e deslocando moradores. Países vizinhos que recebem refugiados flexibilizaram regras para aceitar também seus animais, como Polônia, Hungria e Eslováquia, segundo a organização Peta. E abrigos acolhem animais vítimas da guerra.

No entanto, muitos ucranianos foram obrigados a abandonar seus animais durante a fuga. Alguns dos que ficaram conseguiram ser resgatados por grupos de defesa animal que atuam no país, em um trabalho constante, apesar do conflito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.