Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Feira do setor pet reúne roupinha com chip, confeitaria e até espuma para limpar cocô

Voltada a profissionais do setor, Pet South America faz 20 anos com 400 expositores, público recorde e milhões em negócios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para passear, acessórios com LED ou roupinha com chip de identificação, caso o pet escape. Se der fome, leite especial para gatos com sabor frango ou um bolo da Hello Kitty para cães. A famosa personagem também pode fazer companhia ao doguinho na hora do banho, em uma nova coleção de produtos de higiene. Para descansar, caminhas elegantes ou mais descontraídas, que remetem a desenhos e times de futebol.

O tutor, que já pode vestir estampas iguais a de roupinhas do pet, também encontra joias personalizadas e até miniurnas em pingentes para guardar cinzas ou pelo e ter sempre por perto o peludo que virou estrelinha.

Novidades do setor pet foram mostradas na Pet South America, realizada em São Paulo na semana passada e considerada a mais importante feira do segmento voltada a negócios da América Latina.

Pet South America 2022
Um dos corredores da Pet South America 2022 - Lívia Marra/Folhapress

O evento, que completou 20 anos, é exclusivo para profissionais do setor pet, mas tudo o que é mostrado anualmente ali impacta animais de estimação e seus tutores.

A feira reuniu 400 marcas e tinha expectativa de receber 25 mil pessoas —ao final, foram 32 mil, público recorde. Os números são maiores que no ano passado, no retorno presencial, quando havia cerca de 300 expositores e foram registrados 21 mil visitantes.

"A 20ª edição da Pet South America já era um sucesso antes mesmo de começar. A expectativa de todos era muito alta para o encontro deste ano, agora com a pandemia em outro estágio e as pessoas bem mais confortáveis em se encontrar. O interesse dos expositores foi espetacular e tivemos um credenciamento recorde, que acreditamos que irá refletir na visitação. Esta deve ser a maior Pet South America de todos os tempos, com 25 mil pessoas", afirmou Guilherme Martinez, head de produto do núcleo pet da NürnbergMesse Brasil, promotora do evento.

Os resultados na feira comprovam que o setor pet é resiliente. "Só neste primeiro dia de rodada de negócios, em duas horas, movimentamos R$ 8,4 milhões", disse à Folha na noite de quarta (18). "Ou seja, tudo saindo muito bem."

Durante o evento, empresários de Porto Rico, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Uruguai, Chile e Bolívia participam da Rodada de Negócios de Exportação com indústrias brasileiras. No total, foram mais de 350 reuniões, em seis horas de encontros, e o balanço foi de mais de R$ 20 milhões em negociações. No ano passado foram 89 reuniões, que movimentaram R$ 4,1 milhões.

As exportações representam uma fatia significativa da indústria pet no país. Dados da Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior, no primeiro trimestre deste ano, dois dos nossos vizinhos lideravam a lista de países que mais importam no segmento pet: Chile, em primeiro, com aproximadamente US$ 4 milhões, e Colômbia, em terceiro, com US$ 3 milhões, considerando valores FOB ("free on board", livre de custos de frete ou seguro).

Apesar da crise provocada pela pandemia, o setor pet, que já vinha em crescimento, terminou 2021 com um faturamento de R$ 51,7 bilhões, alta de 27% em relação ao ano anterior, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil). A expectativa para este ano é que o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação tenha alta de 14% e faturamento de R$ 58,9 bilhões, segundo projeções do instituto com base no desempenho do varejo pet no primeiro trimestre.

Novidades do mercado pet

Confira alguns dos destaques da edição deste ano da Pet South America:

Guloseimas e ração

A Padaria Pet mostrou uma confeitaria com docinhos, cupcake e até maçã do amor para os bichinhos.

A Petitos expandiu o portfólio e apresentou bolo de brigadeiro e a festa na caixa para pets. "Esse lançamento não será um bolo comum, será à base de carne, respeitando as particularidades da nutrição animal", diz Gustavo Del Claro, CEO da marca.

A Ipet levou o Chocãotone, um panetone feito a base de farinha integral, flocos de carne e alfarroba.

A Adimax ampliou o portfólio da família Fórmula Natural e apresentou três novas linhas de produtos: Organic, Vet Care e Receitas Caseiras.

Hello Kitty e Turma da Mônica

Se personagens de filmes e desenhos já fazem parte de roupinhas e caminhas, agora estão presentes também em alimentos e produtos de higiene.

A Hello Kitty aparece em petiscos gourmets para cães e gatos comercializados pela Padaria Pet e na linha de xampus, condicionador, banho a seco e colônia para cães e gatos da Pet Society.

Já os personagens da Turma da Mônica estão em ração, bifinhos e ossinhos. A Pet Friends afirma que a linha de comida natural não tem conservantes, corantes ou transgênicos.

Coleiras, roupinhas e caminhas

A Pupz levou três grandes novidades para a feira: uma coleção de roupinhas com chip embutido para ajudar na identificação do pet que se perder; o GPS, por satélite e com ao menos 22 dias de duração sem recarga; e o dual microchip agulhado, que pode ser lido por qualquer celular, além do leitor tradicional. Carlos Fabbro, cofundador da marca, afirmou ao blog que os dados do tutor são preservados, o que garante também a sua segurança.

A Mimo, além de uma linha completa de produtos pet care, mostrou suas guias, coleiras e peitorais de Led, para deixar o cachorro estiloso e sempre à vista nas caminhadas noturnas. São três modos de led: piscando rápido, devagar e completamente aceso. O carregamento é feito por meio de um cabo USB e tem autonomia de até sete horas ligada.

Higiene e cosméticos

A Dog's Care lançou dois tapetes higiênicos, um com block gel, que potencializa a secagem rápida, e outro da linha CARBO.X, feito à base de matéria-prima vegetal (descarte da agricultura) e com design mais clean. A marca também lançou a linha Cápsulas do Tempo, com dois tipos de xampu e condicionador, formulados com nano tecnologia, que promete alta performance e que têm embalagem mais sustentável.

A Perigot mostrou sua linha de xampu, condicionador, geleia hidratante, colônia e banho a seco sem ativos de origem animal na composição e cruelty free. "O nosso setor de desenvolvimento vem acompanhando o crescimento desse segmento e dos novos hábitos e exigências dos tutores que estão mais atentas aos ingredientes. Eles estão mais seletivos e preocupados com suas escolhas que podem impactar no meio ambiente", diz Renato Ilario, diretor de projetos e desenvolvimento da empresa.

A Kokopet chamou a atenção com uma espuma para limpar dejetos de forma simples e sustentável —e que permite recolher as fezes com as mãos. Aplicado sobre o cocô do pet, o produto, biodegradável, endurece em segundos, facilitando a remoção.

Produtos e serviços

A Petland apresentou na feira produtos da marca exclusiva Pet Choice, entre eles suplementos vitamínicos para cães e gatos. Em conversa com o blog no estande, Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland, destacou também o crescimento do programa de assinatura para banhos nas lojas da rede, a partir de R$ 89 mensais e sem limite de frequência, e os produtos da marca própria, criada em 2018 e que incluem itens de higiene, snacks, xampu e condicionador, caminhas e acessórios.

O Grupo Petlove apresentou seu e-commerce e os serviços de hospedagem da DogHero, os planos da divisão de saúde da Petlove e as plataformas Vetus e Vetsmart, de serviços de tecnologia voltada para a gestão do negócio e a outra, voltada ao médico-veterinário. Executivos também ministraram palestras durante o evento.

Cleber Santos mostrou a Universidade Comportpet, inaugurada no ano passado e que trata de gestão e capacitação para o setor.

A fintech Credz apresentou na feira o cartão de crédito AmoPet Visa, de olho no varejista do setor pet.

Projetos e adoção de animais

Eduardo Leporo e a Kombi-lojinha do Moradores de Rua e Seus Cães também estiveram na feira. Desde 2015, o projeto nascido em São Paulo realiza ações para atender a população em situação de rua e seus peludos.

No estande do Na Mosca, fotos de animais para adoção chamavam a atenção. O app que promete match entre pets e adotantes nasceu no ano passado e, com base em perguntas e respostas e ONGs parceiras, encontra o pet ideal e mais próximo do interessado em ter um novo amigo em casa. As parcerias ocorrem em nove estados do país.

pet south america 2022
Estante do app Na Mosca - Folhapress

Saúde

Criada em 2021, a WeVets faz sua estreia na feira, onde apresentou sua estrutura hospitalar e seus programas de internato in loco nos hospitais da rede e o VetFriendly, de suporte a pequenas clínicas e veterinários em atendimentos de alta complexidade.

A HTM Eletrônica, que já atuava com equipamentos estéticos e de fisioterapia, lançou a HTM VET, com tecnologias voltadas à saúde animal —pets e animais de grande porte. Inicialmente, a empresa conta com quatro equipamentos leves e compactos, que podem ser levados a campo com facilidade para auxiliar o trabalho dos veterinários, e um app para profissionais tirarem dúvidas e manterem contato com a rede de assistência técnica. "Toda tecnologia desenvolvida para promover um atendimento bem-sucedido e um tratamento eficaz é sempre bem-vinda em qualquer área da medicina. Estamos falando de saúde e bem-estar, que impactam diretamente na qualidade de vida de quem recebe o atendimento. Com os avanços da medicina veterinária, isso não poderia ser diferente" declara Rodrigo Moretti, Médico Veterinário e Consultor Científico da HTM VET.

MasterGroom

Nos três dias, mais de 600 pessoas participaram da competição de tosa estética animal, dividida em categorias. Três juízes internacionais e mais de 15 brasileiros avaliaram os looks. "O MasterGroom não é apenas uma competição, é uma experiência. É muito mais do que uma rivalidade entre competidores", afirma William Galharde, organizador do evento.

Para gatos

Coleiras, caminhas e arranhadores para gatos também fizeram parte da feira.

A Petfive levou suas areias higiênicas biodegradáveis, à base de milho e mandioca, e também seu último lançamento: a Pazinha Ideal. Feita de plástico 100% reciclável, permite peneiramento rápido e coleta das sujeiras menores. Pedro Bastos, CEO da marca, diz que os tutores passaram a se preocupar não só com a saúde dos seus animais, mas também em consumir produtos que estejam ligados a questões socioambientais.

A Pet Teezer levou seu lançamento, a Cat Groomer, uma escova para massagear, escovar e retirar os pelos soltos dos felinos com mais facilidade e conforto.

A Mimo mostrou a White, novo granulado higiênico para gatos. Segundo a marca, sua fórmula é feita de algas fósseis, com grande capacidade de absorção. E, por ser produto natural e biodegradável, é possível descartá-lo no jardim, servindo de adubo para as plantas.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.