Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Comidas e enfeites: veja cuidados com os pets nas festas de fim do ano

Casos de intoxicação alimentar são comuns nesta época

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se nas refeições diárias o cachorro da família já tenta comer o mesmo que seus tutores, nas confraternizações de fim de ano o problema ganha como agravante uma série de aromas que deixam o peludo com vontade de experimentar as delícias desta época do ano. E os convidados podem se deixar levar por uma carinha fofa implorando por um pedaço.

Mas nem todo alimento pode ser dividido com o pet. Alguns deles, como uva, uva passa e chocolate, são tóxicos. E casos de intoxicação alimentar são comuns nesta época do ano, diz a médica veterinária Carla Berl, fundadora da rede de hospitais Pet Care.

Mulher fotografa cachorro ao lado de decoração natalina em Londres - Isabel Infantes-3.dez.22/AFP

Por isso, vale ficar atento para não deixar pratos ou resto de comida em locais de acesso ao peludo e também orientar os convidados para não ceder aos apelos do animal por comida.

Os cuidados, no entanto, não devem se limitar à alimentação. A decoração de Natal também pode ser um risco.

Filhotes, especialmente, adoram os enfeites. Mas a brincadeira pode se transformar em emergência médica se o pet engolir o objeto.

A médica veterinária lista alguns cuidados.

Comidas

A alguns alimentos podem intoxicar e até provocar a morte do animal:— Uva e uva passa – São extremamente tóxicas. Causam vômito e diarreia, e o quadro pode evoluir para insuficiência renal.

  • Macadâmia, nozes e frutas secas – São gordurosas e podem provocar intoxicação mesmo em pequenas quantidades. Além de vômito e diarreia, pode provocar falta de coordenação, paralisia dos membros posteriores, sintomas que podem levar a uma internação.
  • Chocolate: Atraente, é também extremamente tóxico para os cães devido a uma substância chamada teobromina. Provoca vômito, diarreia, respiração rápida, inquietação, hiperatividade, tremores, incoordenação e aumento da frequência cardíaca. Mesmo sem esses sintomas, se o cachorro comeu chocolate, vale consultar o veterinário.
  • Ossos - São muitas vezes responsáveis por lesões nos dentes e boca dos cães. Também podem causar problemas estomacais se pedacinhos do osso ficarem colados na parede no estômago. Cuidado com chester, peru, pernil.
  • Frutas com sementes - Em algumas situações, as sementes causam obstruções, hemorragias e até envenenamento. Mantenha pêssegos, ameixas, nectarinas e outras frutas tradicionais da época em lugar alto, para que o animal não consiga roubar.

Bebidas

Nada de deixar aquela taça à altura do pet. Bebidas alcoólicas provocam vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até a morte.

Decoração natalina

Os cães adoram brinquedos e podem roubar os enfeites da árvore. Mas a ingestão de objetos é recorrente nesta época e é uma emergência médica.

Os filhotes curiosos costumam ser a maioria das vítimas.

A dica é deixar a árvore longe do alcance dos gatos e também dos cachorros que gostam de pular. Isso porque os felinos, que adoram escalar, podem sofre uma queda e se machucar.

Igualmente perigosos são os fios elétricos das luzinhas de Natal. Cães e gatos podem morder a fiação e tomar um choque, que pode ser fatal.


Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.