Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Como seu pet se comunica com você?

Veterinária explica que cães se comunicam por postura, olhar, latido e até pela maneira como respiram e caminham

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pet não fala. Mas já parou para pensar de quantas formas ele se comunica?

Mesmo sem palavras, ele demonstra e o tutor sabe quando está com fome, alegre, com dor, cansado ou quando quer passear.

Quem nunca se deparou com o cachorro pegando a coleira ou "chamando" para sair latindo diante da porta?

A médica veterinária Carla Berl, fundadora da rede de hospitais Pet Care, lembra que os cães se comunicam pela postura, pelo latido, pela cauda e até pela maneira como respiram e caminham.

Adobe Stock

Sem falar do olhar, que é o momento de maior interação entre humano e animal.

Com a convivência, os laços se intensificam, o entendimento aumenta dos dois lados e essa comunicação fica muito rica, afirma Carla.

Veja alguns comportamentos e as explicações da veterinária:

Cães mudam a forma de latir conforme a ocasião? Latem de maneira específica geralmente para diferentes momentos. Quando toca a campainha, quando querem comer, quando querem brincar ou quando estão felizes aproveitando um carinho.

Cães sorriem? Os cães sorriem. Geralmente estão com a boca mais aberta e com os cantos dos lábios enrugados, exatamente como nós quando sorrimos e geralmente com a língua para fora, olhando diretamente para você ou ponto de interesse, mas com postura relaxada.

Como perceber quando estão bravos? Quando cães ficam bravos com certeza têm olhar fixo para a pessoa ou ser que ele está querendo talvez agredir, os pelos podem ficar eriçados e fazem contração dos lábios com exposição dos dentes frontais e caninos.

Como o pet age quando tem fome? Quando nosso pet quer comer, muitas vezes fica sentado na frente do pote de comida; pode começar a latir de um jeito diferente para aquele momento ou até mesmo carregar o pote de um lugar para outro. Outras vezes usa a patinha e fica nos arranhando pedindo comida.

Como saber quando o cachorro está com dor? O cachorro com dor ou que está doente geralmente fica amuado, não quer se locomover e fica com orelhas baixas e cauda entre as pernas. Nesses casos é sempre muito importante conversar ou levar ao veterinário imediatamente.

Qual o papel da orelha e da causa na comunicação? As orelhas e a cauda são também maneiras de ele se comunicar conosco. Quando se esforça para levantar as orelhas é que está percebendo algum movimento na casa ou prestando atenção em alguma demanda tua ou de um companheiro. Quando as orelhas ficam murchas para trás, ele pode estar com medo, desconfiado ou bravo. A cauda abanando geralmente é sinal de felicidade e ela entre as pernas é medo ou dor.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.