Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Pets de pelagem preta aguardam mais tempo por adoção

Cães e gatos pretos em Brumadinho demoram em média quatro vezes mais para ganhar um lar, afirma a Vale

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Animais idosos, com deficiência ou de porte grande geralmente são os mais rejeitados na fila da adoção. Ao lado deles, cães e gatos de pelagem preta também aguardam mais tempo para ganhar um lar.

Dorinha, que aguarda adoção
Dorinha, que aguarda adoção - Divulgação

Em Minas, animais com pelagem escura sob os cuidados da Vale desde a tragédia de Brumadinho demoram, em média, quatro vezes mais para serem adotados em comparação a pets de pelagem clara, segundo a empresa.

São cães e gatos oriundos da cidade e de outras áreas esvaziadas para obras de reparação.

De 2019 a 2023, 546 pets foram adotados, 25 deles com pelagem preta. Contando apenas gatos, foram 150 adoções, sendo 4 de pelagem preta.

Felinos dessa coloração são também vítimas da superstição e costumam sofrer perseguição e maus-tratos motivados por preconceito e ignorância, como já mostrou o blog Gatices.

Atualmente, 339 animais —235 cães e 54 gatos— estão disponíveis para adoção. Eles são cuidados pela Vale, que mantém estruturas para acolhimento temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas pelo rompimento da barragem, como parte dos compromissos apresentados pela empresa aos órgãos públicos após a tragédia, que deixou 270 pessoas mortas.

O processo de adoção pode ser feito online.

O candidato a tutor pode conhecer os pets na página Me Leva pra Casa, que reúne fotos, descrição de porte e perfil social dos animais. Depois, o interessado precisa preencher um formulário e aguardar o retorno da equipe. O animal é acompanhado ao longo dos seis primeiros meses com a nova família.

Siga o Bom Pra Cachorro no Instagram, Facebook, X e Threads

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.