Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Saúde oficializa demissão em secretaria responsável por maior volume de repasses do SUS

Helvécio Magalhães comandava a Secretaria de Atenção Especializada desde janeiro de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saiu no Diário Oficial da União desta terça-feira (19) a demissão de Helvécio Magalhães do comando da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, cargo que ocupava desde janeiro de 2023.

A saída de Magalhães ocorre após a reunião ministerial em que o presidente Lula (PT) fez cobranças à titular da pasta, Nísia Trindade, sobre o desempenho do ministério. A ministra disse no encontro que iria demitir o secretário.

A ministra da Saude, Nisia Trindade durante entrevista à Folha em seu gabinete - Gabriela Biló - 31.mai.2023/ Folhapress

A secretaria é uma das principais do ministério e a que administra o maior volume de repasses de verba do SUS, além dos hospitais federais. Em 2023, foram mais de R$ 73 bilhões distribuídos, sendo mais de R$ 8 bilhões para emendas parlamentares.

Nísia Trindade deve nomear ao cargo de secretário Nilton Pereira Junior, atual diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Ele também deve comandar o comitê de gestão dos hospitais federais do Rio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.