Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

General ex-secretário de segurança no Rio aprova música em sua homenagem no Exército

Composição para Richard Nunes foi aprovada pelo próprio general 16 anos após concluída

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O general Richard Nunes aprovou em março uma música em sua própria homenagem no Exército chamada "Dobrado Comandante Richard".

Essa foi uma das últimas decisões do general como chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, cargo que deixou em 26 de março para assumir a chefia do Estado-Maior do Exército.

A composição é instrumental, de 2008, obra do 1º sargento Cleverson João Zavatto Teche para homenagear o ainda tenente-coronel Richard pelo comando do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.

O general Richard Nunes foi secretário de Segurança do Rio de Janeiro durante a intervenção federal de 2018 - Danilo Verpa/Folhapress

A música, porém, só foi apresentada para aprovação 15 anos depois, em 2023. Oficiais ouvidos pela Folha contam que o objetivo era homenagear Richard Nunes pelo período em que chefiou o Departamento de Educação e Cultura.

O general Richard Nunes foi secretário de Segurança do Rio de Janeiro durante a intervenção federal de 2018. Ele foi o responsável por nomear o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, preso por suposto envolvimento no assassinato de Marielle Franco.

A Polícia Federal não vê envolvimento do militar no caso Marielle. Richard acredita que pode ter sido ludibriado, "como toda a sociedade foi", ao escolher Rivaldo para o cargo.

"Lógico que essa prisão me deixou perplexo. Como é que pode um negócio assim? É impressionante. É um negócio de deixar de queixo caído. Naquela época, não havia nada que sinalizasse uma coisa dessas, uma coisa estapafúrdia", declarou Nunes.

Imagem mostra partitura de música militar em homenagem ao general Richard Nunes
Trecho da partitura de música em homenagem ao general Richard Nunes, aprovada pelo próprio militar - Exército/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.