Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Congresso Nacional TSE

Polícia Federal prende suspeito de invadir sites do Senado, Exército e TSE

Hacker é acusado pelo maior vazamento de dados do Brasil, que expôs 223 milhões de pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) o suspeito de invadir sites do Senado, TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Exército. O crime, em 2020, resultou no maior vazamento de dados do Brasil.

O homem foi preso em Feira de Santana (BA) e ficará no Centro de Observação Penal, em Salvador. Ele estava foragido desde novembro de 2023, quando rompeu a tornozeleira eletrônica que utilizava, segundo a PF.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG.

0
Policiais federais durante buscas na 7ª fase da Operação Lava Jato, em 2014 - Luiz Carlos Murauskas - 14.nov.2014/Folhapress

Na época da invasão aos sistemas, o suspeito divulgou informações de 223 milhões de brasileiros, de acordo com a investigação da Operação Deepwater, deflagrada em abril de 2021.

Com histórico em outras investigações, o hacker, que não teve o nome divulgado, chegou a ser preso em 2019, na Operação Defaced, como suspeito de invadir os sites da Polícia Civil de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Tribunal de Justiça de Goiás e do Exército Brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.