Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Forças Armadas trabalham com 'guerras todos os dias' no país, diz Múcio

Segundo o ministro da Defesa, "esses homens só fazem trabalhar e são todos ocupados"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que as Forças Armadas brasileiras enfrentam guerras todos os dias. A declaração foi dada nesta sexta-feira (7) para defender as forças em um seminário sobre segurança pública, direitos humanos e democracia.

Múcio lembrou uma ocasião em que foi questionado por parlamentares sobre a função das Forças Armadas tendo em vista que o Brasil não está em guerra.

"Eu tive que disfarçar e disse que temos guerra todos os dias. Nós estamos com uma guerra enorme no RS, na Amazônia, quando o rio secou. Estamos com uma guerra com a questão dos Yanomamis. Estamos em guerra na questão das nossas fronteiras, por conta de droga", enumerou.

Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta sexta (7)

"Esses homens só fazem trabalhar e são todos ocupados. E nós temos que nos orgulhar do que são as Forças Armadas", disse.

O ministro também voltou a defender a atuação das forças durante a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

"Se devemos o golpe de 1964 às forças armadas, nós devemos às forças armadas não ter tido golpe em 2023."

Em 17 de abril, o ministro esteve em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele defendeu que a pasta tenha previsibilidade orçamentária. Nesta segunda, ele voltou a abordar o tema.

"Nossos vizinhos estão com um orçamento maior que o Brasil. Mas diante das nossas prioridades, nós não estamos investindo em uma defesa, que é a guardiã do nosso território, nossa soberania", afirmou.

0
O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante entrevista à Folha, em novembro de 2023 - Pedro Ladeira - 21.nov.2023 / Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.