Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

OAB recorrerá nesta semana ao STF contra lei que proíbe 'saidinhas' de presos

Veto foi derrubado na semana passada. Expectativa é que a ação seja apresentada até quarta-feira (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) recorrerá nesta semana ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra lei aprovada pelo Congresso Nacional que proíbe a chamada saidinhas dos presos. A entidade pedirá que seja reavido aos detentos o direito de sair para visitar as famílias em datas comemorativas.

O presidente Lula (PT) havia vetado esse trecho do projeto analisado pelos parlamentares, mas o veto foi derrubado na semana passada. A OAB ainda vai sugerir que os presos em regime semi-aberto que puderem deixar os presídios eventualmente tenham de usar tornozeleira eletrônica.

A expectativa é que a ação seja apresentada até quarta-feira (5).

ACOMPANHE TUDO O QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA SEGUNDA (3)

"O Estado precisa ter um compromisso com a reinserção do preso. É por isso que vamos solicitar o reestabelecimento do direito à saída temporária, em algumas datas, para quem está no semiaberto apenas", disse o presidente da OAB, Beto Simonetti.

"Além disso, é preciso zelar pela segurança da sociedade. Então, solicitaremos também que o uso da tornozeleira seja obrigatória para quem for beneficiado", continuou.

Presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, discursa na sessão solene da Abertura do Ano Judiciário em 2024 - Rosinei Coutinho - 3.jun.2024/STF

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.