Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena

Queridinho dos brasileiros, coador de pano tende a produzir café inferior

Método é utilizado por quase 60% dos consumidores no Brasil, mas filtro de papel permite mais controle de qualidade, dizem especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nada como um cafezinho passado naquele tradicional coador de pano, como sua avó preparava, certo? Errado.

Utilizado ainda hoje na maioria dos lares brasileiros, o coador de pano é criticado por especialistas, que dizem que o resultado da bebida produzida pelo filtro de papel é sempre melhor.

Café é preparado em coador de pano
Coador de pano é o método de preparo de café mais popular do Brasil - Keiny Andrade/Folhapress

De fato, é praticamente consensual entre baristas (especialistas no preparo de café) que o coador de papel permite um controle de qualidade mais preciso, motivo pelo qual as cafeterias mais conceituadas do Brasil e do mundo costumam usá-lo.

Isto porque, ainda que seja lavado, o pano reutilizado começa a acumular resquícios do café com o passar do tempo.

Segundo o brasileiro Boram Um, vencedor do campeonato mundial de baristas, é justamente isso que faz do papel um método mais confiável.

"O coador de pano é legal, é muito tradicional, mas eventualmente tem coisas que você não consegue lavar. O café traz muita oleosidade e isso eventualmente vai começar a alterar o sabor do seu café de forma negativa. Então o coador de papel acaba sendo mais consistente", diz Boram.

Assim, para quem busca mais precisão no preparo do coado, o filtro de papel é o mais recomendado.

Mas será que é preciso vilanizar o tradicional coador de pano?

Pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Axxus mostra que quase 60% dos brasileiros preparam seu cafezinho no coador de pano.

E não significa que esse café será necessariamente de baixa qualidade. É possível, sim, fazer excelentes bebidas com esse método.

Se você integra essa maioria, a principal recomendação é manter o coador de pano sempre bem higienizado. Além disso, descarte-o assim que perceber os primeiros sinais de mau cheiro.

Agora, se você é daqueles que acham que o café feito no coador de papel fica com gosto de papel, saiba que é possível evitar isso escaldando o filtro.

Antes de preparar o café, despeje sobre o filtro uma boa quantidade de água –filtrada, para evitar o gosto de cloro proveniente da água da torneira. Assim, você removerá impurezas e resquícios que podem conferir esse sabor indesejável à bebida.

Veja na galeria de imagens abaixo como preparar um café impecável no coador de papel.

Por fim, de nada adianta utilizar o melhor método do mundo se o café é ruim. O produto é o principal responsável pela qualidade da bebida produzida. Nenhum preparo é capaz de salvar um grão mal torrado, por exemplo.

Portanto, busque escolher um café de qualidade e que lhe agrade. Há, atualmente, uma grande variedade de produtos no mercado, cada um capaz de produzir cafés com sabores diferentes. Veja aqui um guia completo de como escolher o melhor café de supermercado de acordo com o seu paladar.

Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.