Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu café

Dia Mundial do Café: Quais países mais bebem café no mundo

Brasil não fica nem entre os dez primeiros quando se considera o consumo por pessoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café, celebrado neste dia 14 de abril com o Dia Mundial do Café, tem nos países escandinavos as taxas de ingestão por pessoa mais altas do mundo.

Finlândia e Suécia lideram o ranking dos maiores bebedores do planeta, segundo a OIC (Organização Internacional do Café), que congrega os números de todas as nações –referentes ao ano de 2021, período completo mais recente disponibilizado pela entidade.

Várias xícaras de café vistas de cima. Alguns trazem café espresso, com uma creme marrom; outras têm café coado, de cor mais escura
Apesar de ser o maior produtor mundial, Brasil não está nem entre os dez países com maior consumo per capita - Karime Xavier/Folhapress

Não muito atrás na lista aparecem Noruega e Dinamarca. E o Brasil, você pode estar se perguntando? Não figura nem no top 10. Aliás, dos dez primeiros colocados, apenas um não está na Europa. Trata-se de outra nação latino-americana (dica: não é a Colômbia).

Sem mais mistério, confira abaixo os países que mais consomem café no mundo:

Em tempo: a OIC esclarece que existem pequenas nações sujeitas a anomalias, que tecnicamente têm um consumo per capita mais elevado. No entanto, devido aos tamanhos do consumo e da população, essas não podem ser consideradas representativas. É o caso, por exemplo, de Luxemburgo, Maldivas e Belize.

Se você acha que sabe tudo sobre café, recomendo que teste seus conhecimentos com a lista que o Café na Prensa preparou com dez verdades que você provavelmente não sabe sobre a bebida. Confira na galeria de imagens abaixo:

E, se você gosta de café, não deixe de acompanhar o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena e no X (ex-Twitter) @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.