Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu café

Cafeteria dentro do Cordon Bleu serve pães e doces da escola de gastronomia

Kofi & Co fica junto ao memorial de Nina Horta, com biblioteca que reúne mais de 2.500 livros de comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma cafeteria em Pinheiros consegue aliar em um mesmo espaço de poucos metros quadrados atrações para os amantes da gastronomia e do universo dos cafés.

A Kofi & Co fica dentro da filial paulistana do Le Cordon Bleu, a mais conhecida escola de gastronomia do mundo, e divide espaço com a biblioteca e o memorial de Nina Horta (1939-2019), uma das cronistas gastronômicas mais celebradas do Brasil —que foi colunista desta Folha.

A imagem mostra uma vitrine de doces com uma variedade de sobremesas dispostas em uma prateleira. Há bolos retangulares cobertos com chocolate, doces em formato de ovo amarelo e tortas com cobertura branca. Cada doce tem uma pequena etiqueta com o nome. O fundo é desfocado, sugerindo um ambiente de confeitaria.
Cafeteria Kofi & Co dentro do Le Cordon Bleu serve pães e doces da famosa escola de gastronomia - Fabiana Kocubey/Lifestyle Photog/Divulgação

A cafeteria fica no Culinary Village, espaço que o Le Cordon Bleu dedicou para receber o público e fazer eventos. Tudo fica anexo à escola, no primeiro andar de um prédio moderno e arejado da incorporadora Idea!Zarvos projetado pelo arquiteto Gui Mattos.

Como fica dentro do Le Cordon Bleu, referência em gastronomia francesa, incluindo boulangerie e pâtisserie, a Kofi & Co. serve croissants e pains au chocolat impecáveis feitos na casa, além de várias opções de pães (preparados em diferentes sanduíches) e doces típicos da confeitaria francesa, como entremets e tortas.

Para quem prefere algo menor, há os também petit fours, como o canelé —clássico doce da região de Bordeaux, com sabor de baunilha, crosta caramelizada e interior úmido e aerado— e bolinhos franceses, como o financier e a madeleine.

Enquanto serve doces e pães de encher os olhos, preparados no Le Cordon Bleu, a cafeteria tenta manter uma carta de bebidas a altura. Por isso, há várias opções de grãos, que podem ser preparados em muitos métodos diferentes.

Há cafés de diferentes regiões do Brasil, torrados exclusivamente para a cafeteria pela Sabino Torrefação, dos campeões de barismo Thiago Sabino e Hugo Silva.

Além disso, a cafeteria dá ao cliente a opção de conhecer grãos de outras origens do mundo, algo raro, uma vez que, em regra, o Brasil proíbe a importação de café verde (salvo algumas exceções).

Isso ocorre graças a uma manobra viabilizada pela Nestlé para seus clientes do food service. Como não pode importar grãos verdes, ela desenvolveu uma máquina chamada Roastelier, que finaliza o processo de torra de grãos pré-torrados antes da importação. Assim a empresa consegue trazer ao Brasil grãos de diferentes origens sem perder o frescor de uma torra recém-feita.

Com isso, além de ter a opção de beber cafés de diferentes países, como Colômbia e Etiópia, o consumidor pode ver o processo de torra, uma vez que a máquina, compacta, fica no balcão da cafeteria, à vista dos clientes.

Do lado oposto ao balcão está o memorial Nina Horta, que consiste em um espaço com vários utensílios da cronista gastronômica e até uma parte da cozinha original usada por ela por mais de cinco décadas.

COMO FAZER CAFÉ COMO UM ESPECIALISTA

Série mostra em vídeo o passo a passo de barista para preparar a bebida em diferentes métodos, com dicas valiosas

Logo ao lado está a biblioteca de Nina Horta, que reúne cerca de 2.500 títulos que pertenciam à escritora. Entre as obras há livros de receitas, história e ensaios gastronômicos, alguns títulos estrangeiros e livros não mais editados. Todo o acervo pode ser consultado no local.

Entre um croissant bem aerado e amanteigado e um café etíope recém-torrado, pode-se, por exemplo, fazer uma pausa para ler receitas originais de Joël Robuchon em seu "Ma Cuisine Pour Vous" ou conhecer a gastronomia escocesa em "A Taste of Scotland", de Theodora FitzGibbon.

KOFI & CO LE CORDON BLEU

Acompanhe o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena e no X (ex-Twitter) @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.