Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu alimentação

Risco de enchente suspende Oktoberfest de Blumenau

Evento está cancelado neste fim de semana e ganhará dias extras; primeiro dia teve público modesto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Blumenau (SC)

Depois de adiar o desfile de abertura da Oktoberfest, a Prefeitura de Blumenau resolveu suspender preventivamente o evento entre os dias 6 e 10 de outubro.

O motivo é o risco de enchente no rio Itajaí-açu, que está com nível bem acima do normal devido às fortes chuvas que castigam todo o Vale do Itajaí. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), a festa, que terminaria no dia 22 de outubro, será prorrogada para o dia 29.

Público em pavilhão da Oktoberfest em Blumenau na quarta, dia 4, no Parque Vila Germânica
Público em pavilhão da Oktoberfest em Blumenau na quarta, dia 4, no Parque Vila Germânica - Divulgação

"A chuva desta semana foi diferente das últimas em Blumenau. O rio subiu muito rápido. Choveu 90 milímetros em um curto espaço de tempo. E a previsão dos próximos dias é de muita chuva", afirmou o prefeito.

A abertura oficial do evento cervejeiro aconteceu na quarta (4) sem o tradicional desfile na rua 15 de novembro, no centro histórico da cidade. As fortes chuvas também prejudicaram o tráfego aéreo na cidade, com o cancelamento nos últimos dias de alguns voos que chegariam a Navegantes, aeroporto que atende Blumenau.

À noite, no Parque Vila Germânica, sede da festa, o público do primeiro dia foi de cerca de 13,6 mil pessoas, bem abaixo dos 29 mil da abertura de 2022.

Nesta quinta (5), a notícia de um novo adiamento do desfile veio cedo. Já no fim da tarde chegou o comunicado da decisão pela suspensão da Oktoberfest até o dia 10 —mas a programação do dia continuou mantida.

"Neste momento, precisamos ser responsáveis", afirmou o prefeito, ponderando sobre a importância econômica do evento, mas preocupado também com o risco de deslizamentos em algumas áreas da cidade. A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior do gênero, atrás apenas da festa original, de Munique. Neste ano, está sendo celebrada a 38ª edição do evento.

A previsão inicial é para que a programação retome sua rotina na próxima quarta (11), véspera do feriado, com direito a desfile de abertura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.