Cozinha Bruta

Comida de verdade, receitas e papo sobre gastronomia com humor (bom e mau)

Descrição de chapéu alimentação

A coxinha da discórdia e da polarização

Morder primeiro a ponta ou a base? Discussão contrapõe visões de mundo inconciliáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Caso você tenha gastado todo o tempo de leitura com banalidades sobre Petrobras ou o Deltan Dallagnol, perdeu a notícia mais importante da semana: quinta-feira (18) foi o Dia da Coxinha.

Não fica claro se é dia nacional ou internacional do tão popular salgado. Presume-se que, por ser fruto do gênio desta terra, a homenagem brasileira à coxinha pode ser considerada mundial. Universal, talvez.

Sempre que o assunto "coxinha" desponta nas discussões de redes sociais, alguém traz à baila um dos grandes dilemas modernos: qual o jeito certo de comê-la?

Coxinhas do bar Veloso, em São Paulo
Coxinhas do bar Veloso, em São Paulo - Keiny Andrade/Folhapress

Há quem defenda que a primeira mordida deve ser na extremidade mais fina; outros sustentam que a ponta oposta precisa ser atacada antes. Nunca se chagará a um consenso, pois a questão confronta visões opostas de mundo.

Não é apenas a coxinha. A abordagem da comida encerra um sem-número de ponderações sobre o comportamento humano.

Pegue um prosaico ovo frito. Quem o prefere com a gema dura demonstra resignação à autoridade, concordância com a manutenção do status quo e uma racionalidade que anula os impulsos mais primitivos.

Os amantes da gema mole desafiam a arbitrariedade das normas sanitárias municipais. Sapateiam na cara do risco de pegar uma infecção por salmonela. Tudo para espalhar, lânguida e lascivamente, a gema cremosa no arroz ou no miolo de pão.

Quando se trata de café, há um elemento adicional.

A turma do adoçante burla a dicotomia do amargo contra o açucarado, do austero contra o hedonista. É vista com desconfiança pelos outros dois grupos.

Mas voltemos à coxinha. Há tantas questões latentes num mero salgado de frango!

Para começo de conversa, precisa ser de frango? Coxinha de carne-seca é coxinha? E coxinha de jaca? Se é para ser vegana, por que não bolinha ou rissole, que não remetem a um cadáver desmembrado?

A normalização do requeijão na coxinha expõe o esgarçamento do tecido social. O requeijão entrou como agregador de valor e logo roubou o protagonismo, ante a refogados de frango cada vez mais ressecados e insípidos. A sociedade aceitou passivamente.

A primeira mordida suscitou uma polarização que coloca em campos inimigos até familiares muito próximos. No caso, eu e meu filho de 10 anos.

Ele, que sabe muito pouco da vida, prefere morder antes a ponta mais estreita. Justifica a escolha com a premissa de o recheio é mais abundante na outra extremidade.

Meu filho deixa o melhor para a última mordida, como quem come toda a clara do ovo antes de tocar na gema. Faz sentido, mas está errado.

Porque o certo é segurar a coxinha pela ponta e atacar pela base.

Uma coxinha, o nome já diz, emula uma coxa de frango. Na coxa, o osso fica exposto na ponta estreita, e é nele que você segura.

Tanto que coxinhas de festa infantil ainda têm um palito de dente espetado na parte fina, reminiscência frangomórfica que alude ao osso. Ninguém vai começar a comer um salgadinho por um palito de madeira.

Coxinha pode ser bom, mas ter razão é melhor ainda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.