De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inss

Saiba quais seus dois maiores riscos financeiros e como lidar com eles

Conhecer seus riscos financeiros é o primeiro passo para lidar com eles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem dois riscos que indivíduos enfrentam no decorrer de suas vidas. Os dois estão relacionados a sua incapacidade de gerar renda o suficiente para seu sustento. Explico abaixo quais são e o qual a melhor forma de lidar com eles.

Conhecer seus riscos financeiros é o primeiro passo para lidar com eles. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK502 - REUTERS

Antes de explicar os riscos vou te fazer duas perguntas.

1) Dentre as duas alternativas abaixo, qual a solução que você acha mais adequada para um risco que tem elevado impacto em sua vida, baixa probabilidade de ocorrer e que você dificilmente consegue se preparar, principalmente, se tem menos de 45 anos?

a) correr o risco você mesmo e torcer para que nada ocorra;

b) pagar um baixo valor para um terceiro correr o risco por você.

2) Dentre as duas alternativas abaixo, qual a solução que você acha mais adequada para um risco que é praticamente certo de ocorrer, que você tem capacidade de se preparar, mas exige algum esforço?

a) não fazer nada e esperar para ver se ele não ocorre;

b) fazer um esforço e se preparar, pois dá tempo para não enfrentar o pior.

Se você respondeu a alternativa "a" para ambas as perguntas, cuidado. Você está contando com a sorte.

Minha preferência é pela alternativa "b" nas duas questões. Se você também preferiu o mesmo, então vou te explicar os dois riscos para que tenha consciência deles e como lidar com eles.

Durante nossa vida adulta, a maioria de nós é agraciado com o poder de trabalhar e ganhar renda.

Entretanto, fatalidades ocorrem. O risco de ficarmos inválidos por acidente ou doença é baixo, mas pode causar um grande impacto financeiro a nossa vida.

A vantagem é que este risco pode ser transferido a um terceiro, neste caso, uma seguradora.

Diferente do seguro de vida geral, como sua probabilidade de ocorrência é baixa, um seguro que cobre invalidez por acidente ou doença é relativamente barato. De fato, ele custa uma fração de um seguro de vida.

O segundo maior risco financeiro que as pessoas estão expostas é o de chegar à idade de aposentadoria e não ter renda para cobrir seus custos.

Com a elevação da expectativa de vida, o risco de você não ter uma renda durante a sua terceira idade é elevado. Assim, só há uma forma de cobrir este risco.

Você deve realizar um planejamento financeiro para avaliar quanto precisa acumular para ter a renda desejada na aposentadoria e como se preparar até lá.

Vai ser necessário um esforço, mas quanto antes começar, menor será o custo.

Como já mencionei em artigo anterior, a grande maioria da população resolve os dois riscos apenas com o INSS. Portanto, não precisariam se preocupar com estes dois riscos. Devem se concentrar em investir em educação para elevar as possibilidades de terem uma renda maior.

Aqueles cujos riscos financeiros ultrapassam o limite de cobertura do INSS, devem refletir sobre as duas perguntas acima e, assim, decidir qual a melhor forma de administrá-los.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.