De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

A renda fixa pode render mais; saiba como

Alguns tipos de títulos privados de renda fixa possuem melhor balanço entre retorno e risco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, escrevi que com as taxas de juros atuais, a renda fixa é a classe de investimentos com melhor balanço entre retorno e risco para se viver de renda passiva. No entanto, seria possível extrair ainda mais dessa renda fixa? Explico abaixo uma forma.

Os títulos bancários com garantia do FGC são a melhor alternativa de balanço entre retorno e risco na renda fixa. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: PPP - AJK008 - REUTERS

Quando se fala em renda fixa, uma das classificações existentes é com relação ao emissor. De acordo com o emissor, os títulos de renda fixa podem ser separados entre público ou privado.

Se o título foi emitido pelo governo federal, por exemplo, ele é um título público. Caso ele seja emitido por uma empresa, ele é um título privado.

Todo título de renda fixa nada mais é do que um contrato de dívida entre o emissor e o investidor.

O emissor se compromete a pagar um valor dividido entre principal e juros sob certas condições. Ou seja, um título de renda fixa é uma dívida.

Assim, como qualquer dívida, o maior risco é o emissor não pagar o prometido.

Como o governo federal é a entidade com maior qualidade de crédito em dívidas na moeda nacional, seus títulos são, naturalmente, aqueles com menor risco. Mas, essa vantagem não vem de graça. O custo dela é um menor retorno dentre as alternativas de renda fixa.

Os títulos privados possuem, relativamente, maior risco. Consequentemente, o investidor é premiado com um maior retorno esperado.

Existe um grande debate se esse prêmio compensa. Não vou entrar nessa discussão neste artigo. Mas, convido você a deixar sua opinião nos comentários.

Obviamente, se nenhum evento de crédito ocorre, ou seja, se o pagamento do título acontece como prometido, o prêmio por correr o risco compensa.

Para um determinado título e condição, a escolha pelo título privado me parece quase óbvia. Só não optam por eles, aqueles que desconhecem a vantagem.

Há títulos bancários, como CDBs, dentro da cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que rendem entre 110% e 120% do equivalente público. Esse retorno pode ser encontrado em CDBs de bancos médios, que são distribuídos em corretoras.

Por estarem dentro da garantia do FGC, eles são "quase como títulos públicos" com a vantagem de apresentarem maior retorno.

Se você tem medo de investir em títulos bancários dentro do limite do FGC, entenda que seu medo só tem um fundamento, o desconhecimento. Então, depois de ler este artigo, corra atrás para entender mais. Por exemplo, leia a entrevista que fiz com Daniel Lima, o CEO do FGC.

Já os títulos privados sem FGC possuem maior risco. A garantia deles pode ser obtida por meio de imóveis, aval financeiro, recebíveis e outros.

O investimento neles demanda um maior estudo e acompanhamento. A melhor dica nesse caso é pulverizar a aplicação em vários emissores.

Se você é um investidor inicial, os fundos de investimento de crédito privado são uma melhor alternativa à compra direta de debêntures, CRIs e outros. Eles agregam a pulverização e uma equipe para analisar e acompanhar os investimentos.

Apesar dos riscos, há alternativas com alto potencial de retorno.

Por exemplo, segundo Gabriel Nascimento, co-fundador da Ulend, Fintech especializada em investimentos em crédito privado: "A TIR da carteira de crédito privado, no primeiro semestre de 2022, da Ulend ficou em 18,5% a.a., e nosso FIDC (Ulend Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) apresentou rentabilidades de CDI + 6% a.a. nas cotas seniores e CDI + 8% a.a. na mezanino".

Reforço, o maior retorno é acompanhado de maior risco. Assim, se você é um investidor inicial e é mais conservador, os títulos bancários com garantia do FGC são a melhor alternativa de balanço entre retorno e risco na renda fixa.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.