Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Rinotraqueíte em gatos causa coriza, espirros e conjuntivite

Veterinária explica sintomas e tratamento da gripe felina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se o seu gato apresenta coriza, espirros e conjuntivite, é possível que ele esteja com rinotraqueíte, também chamada de gripe felina.

A doença é responsável por 80% das patologias respiratórias nos bichanos, explica Elisangela Trentin, veterinária especializada em felinos e proprietária da clínica Bigodes e Focinhos Cat, na Vila Prudente, na zona leste de São Paulo.

Os sintomas se manifestam de acordo com a gravidade da doença e atingem principalmente o trato respiratório, com espirros, tosse, hipersalivação e coriza serosa ou purulenta. O animal pode ter febre, falta de apetite, conjuntivite acompanhada de secreção purulenta (nesses casos pode ocorrer a ulceração da córnea) e lesões cutâneas em face ou plano nasal. Também pode ocorrer calicivirose, que são lesões ulceradas e dolorosas na língua.

Gatinho filhote amarelo está com os olhos sujos e fechados
Gato filhote com conjuntivite, um dos sintomas da rinotraqueíte - Seersa/Adobe Stock

"O principal agente infeccioso da rinotraqueíte é o herpesvírus felino 1, o calicivírus e a bactéria Chlamydia felis. Mas outros vírus e bactérias que acometem o trato respiratório da maioria dos gatos domésticos também causam a infecção. Alguns deles, inclusive, com transmissão entre homens e felinos domésticos ou selvagens, como, por exemplo, o vírus influenza tipo A e as bactérias Mycoplasma sp, Bordetella bronchiseptica, Streptococcus equi zooepidemicus e Pasteurella", diz.

Embora gatos adultos estejam sujeitos à doença, os filhotes são mais suscetíveis à rinotraqueíte, revela a veterinária. Isso porque os mais novos ainda não completaram a formação do sistema imunológico ou porque vivem em ambientes superpopulosos, propícios à enfermidade.

Felinos adultos saudáveis também podem ser portadores de alguns vírus ou bactérias causadores da doença, o que os tornam transmissores potenciais, haja vista que a infecção geralmente ocorre quando são filhotes, por contato direto —aerossóis de gotículas de secreções salivares ou oculares e objetos contaminados.

Mais de 90% dos gatos se tornam portadores assintomáticos do herpesvírus por toda a vida . Em situações de comprometimento do sistema imune, pode ocorrer recrudescência viral, tornando o animal sintomático e transmissor.

"A rinotraqueíte se manifesta após o período de incubação, geralmente entre 2 e 6 dias após o contágio. Os sintomas e latência permanecem por aproximadamente de 10 a 14 dias, sendo que na maioria dos casos o próprio sistema imunológico do animal combate de modo eficaz a infecção", relata a especialista.

O diagnóstico é clínico, feito pelo veterinário com base nos sintomas. Em 80% dos casos, o herpesvírus está presente e é responsável pela maioria dos sintomas, seguido do calicivírus, diz Trentin. O teste diagnóstico padrão para detecção do agente é o PCR (isolamento do agente e detecção de seu material genético). Exames de sangue comuns não são fidedignos porque podem confundir o agente com a imunidade promovida pela vacinação.

A veterinária conta que o tratamento varia de acordo com a gravidade da doença. A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas que incomodam, mas que não trazem grandes complicações. Em alguns casos, são prescritos analgésicos, antitérmicos, antibióticos e estimulantes de apetite.

Dependendo do quadro, a infecção pode deixar sequelas como sinusites e rinites crônicas, perda de olfato, comprometimento da lubrificação ocular por danos em glândulas lacrimais, comprometimento do globo ocular, o que pode levar à cegueira em casos de complicações por úlcera de córnea, sobretudo em filhotes acometidos nas primeiras semanas de vida.

A melhor maneira de evitar as complicações é iniciar o tratamento com um veterinário assim que surgirem os primeiros sintomas da doença.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.