#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter Facebook instagram

Daniel Silveira: indulto bomba nas redes de Bolsonaro

Bolsonaristas parabenizam e agradecem presidente por perdão a deputado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você não optou por se desconectar totalmente neste feriado de Carnaval, ou melhor, Tiradentes, já deve ter visto a principal notícia das últimas horas: o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu perdão de pena ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por ataques a integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).

Enquanto a oposição critica o indulto nas redes e leva ação contra a medida ao STF, o clima nos perfis de Jair Bolsonaro é de ter caído nas graças da galera.

Em termos de engajamento, cômputo que leva em consideração curtidas, comentários e compartilhamentos, dá para dizer com muita tranquilidade que o assunto bombou entre os apoiadores do presidente.

Bom termômetro disso é o Telegram, aplicativo de mensagens tido como fundamental na estratégia de comunicação bolsonarista para 2022.

Em seu canal oficial na plataforma, com 1,3 milhão de seguidores, Jair Bolsonaro publicou um trecho de vídeo em que lê o decreto com o perdão a Silveira. Até o fechamento deste texto, tinha quase 7,5 mil comentários. Para comparação, a maioria das mensagens enviadas no canal oficial do presidente no aplicativo em abril recebeu algumas centenas de respostas. Nenhum outro conteúdo passou muito das duas mil.

Conteúdos sobre o indulto compartilhados nos perfis de Jair Bolsonaro no Facebook e no Instagram estão entre os principais do ano. É o que aponta o CrowdTangle, sistema de análise de engajamento nas redes mantido pela Meta, empresa que é dona do Facebook e do Instagram.

No Face, a transmissão ao vivo na qual o presidente lê o decreto com o perdão a Daniel Silveira é o conteúdo com mais engajamento dos últimos 30 dias, considerando até as 13h desta sexta-feira (22). Foram 75 mil compartilhamentos, 80 mil comentários e 275 mil reações (curtidas, corações, carinhas zangadas, etc.).

No Instagram, o perfil de Bolsonaro fez duas postagens sobre o tema. O vídeo com o presidente lendo o decreto foi o que mais engajou neste mês (entre outros vídeos) e a foto com uma reprodução do texto do indulto foi a quinta imagem que mais se destacou. De novo, considerando dados até o fechamento desta reportagem.

E o que os bolsonaristas estão dizendo? Em resumo, "parabéns" e "obrigado".

A tônica dos comentários não muda muito daquela vista no Twitter do presidente. Na plataforma, aliás, o indulto a Daniel Silveira foi um dos mais comentados —impulsionado também pelas críticas da oposição.

E os apoiadores... Bem, eles apoiam.

Enquanto isso, há também discussão sobre a validade do indulto.

E a Lava Jato?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.