#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Renan Calheiros comete gafe e responde a próprio post: 'Boa senador'

Tuiteros comparam episódio ao de Carla Zambelli, que desejou 'força, muita força!' para ela mesma em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) cometeu gafe em sua conta no Twitter ao responder à sua própria postagem em apoio ao ex-presidente Lula (PT) na tarde desta quinta-feira (21).

Na publicação original, Calheiros compartilhou matéria do jornal Le Monde, da França, a respeito da reunião de Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores e os ataques ao sistema eleitoral proferidos pelo presidente na ocasião. "Lula foi preso para não ser eleito. Bolsonaro quer ser eleito para não ser preso", disse ele sobre a reportagem.

Logo abaixo, o próprio Calheiros reagiu ao post com um elogio: "Boa, senador!"

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) responde a si mesmo no Twitter.
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) responde a si mesmo no Twitter. (Credito: Renan Calheiros no Twitter) - Renan Calheiros no Twitter

Não é a primeira vez que um parlamentar brasileiro é pego "falando sozinho" nas redes sociais. Em 2020, após ter recebido diagnóstico de Covid-19, a deputada Carla Zambelli (PL) pediu orações em uma publicação após relatar dores no corpo. "Força muita força!", respondeu à própria publicação como se fosse outra pessoa: "Você é nossa representante!"

A publicação de Calheiros foi apagada pouco tempo depois, mas não a tempo de passar desapercebida por tuiteiros, que fizeram piadas e questionaram se o senador havia "zambelado", em alusão ao episódio da deputada bolsonarista.

Gafes como essas sugerem o uso de perfis falsos ou anônimos pelos políticos, que buscariam ampliar o alcance de postagens nas redes sociais através do engajamento artificial em publicações dos próprios autores.

O blog encaminhou à assessoria de Renan Calheiros pedido de explicação sobre o episódio e questionou o uso feito de perfis nas redes, mas não obteve resposta. O texto será atualizado caso haja manifestação por parte do senador ou de sua equipe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.