#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Bolsonaro cita 'nossa Argentina' em debate e gera memes imperialistas

Em ano de Copa, essa não é uma boa estratégia, lembram internautas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio a suas considerações finais durante o primeiro debate presidencial de 2022, realizado na noite deste domingo (28) e transmitido pela Band, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) utilizou o pronome possessivo "nossa" para se referir à Argentina, ao Chile e à Colômbia.

O discurso de encerramento do presidente se iniciou com a repetição do lema integralista (movimento fascista brasileiro fundado na década de 1930) —"Deus, Pátria, Família"— que Bolsonaro adotou como slogan durante seu governo.

Em seguida, o presidente elencou críticas à ditadura na Venezuela, e ao atual presidente argentino, Alberto Fernández e afirmou: "Olha para onde está indo a economia da nossa Argentina."

O mandatário da Casa Rosada não foi o único criticado por Bolsonaro ao longo dos dois minutos de sua fala final. Em tentativa de ligar seu maior adversário no pleito que se avizinha, o ex-presidente Lula (PT), aos líderes de esquerda da América Latina, Bolsonaro também criticou o presidente chileno Gabriel Boric e Gustavo Petro, da Colômbia —o primeiro esquerdista eleito para governar aquele país.

"Lula também apoiou o presidente do Chile também, o mesmo que praticava atos de tacar fogo em metrôs lá no Chile. Para onde está indo nosso Chile?", questionou o atual presidente do Brasil. Em seguida, ao criticar Petro, repetiu a pergunta —e o uso do pronome possessivo para falar de países vizinhos: "Para onde está indo nossa Colômbia?"

Nas redes, a escolha linguística passou desapercebida.

Sonhos imperiais?

URSAL, é você?

Chamar o país vizinho de "nossa Argentina" em uma ano de Copa do Mundo, quando a tradicional rivalidade futebolística entre os países se intensifica, não foi bem recebido por alguns internautas.

Entre apoiadores de Bolsonaro, no entanto, a terminologia escolhida fez algum eco e postagens repetindo "nossa" Argentina, Chile e Colômbia pipocaram pelo Twitter.

Mas, afinal, e o Brasil?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.