#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu google internet

Buscas por 'como justificar voto' disparam no Google às vésperas do 1º turno

Ausência pode ser certificada na Internet e em locais de votação por eleitores fora de seu domicílio eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As buscas no Google por informações sobre como justificar o voto quadruplicaram na semana anterior ao 1º turno das eleições. As pesquisas pelo assunto subiram 340% em comparação aos sete dias anteriores, segundo levantamento da própria empresa.

A pergunta campeã em crescimento é "como justificar o voto em e-Tïtulo", aplicativo que funciona como uma via digital do título de eleitor. A pesquisa teve alta igual ou superior a 5.000%.

Eleitor com título de eleitor e aplicativo e-Título aberto em tela de celular - Antonio Augusto Ascom/TSE

Para justificar a ausência através do aplicativo, basta baixá-lo nas plataformas IOS ou Android, acessar o menu "mais opções" e preencher a aba de justificativa online. Apenas eleitores e eleitoras que estejam ausentes do seu domicílio eleitoral no dia da votação (das 8 às 17 horas) podem justificar o voto.

A ação pode ser realizada no mesmo dia de votação por meio do app ou até 1º de dezembro de 2022, em relação ao primeiro turno, e até 9 de janeiro de 2023, em relação ao segundo turno.

Não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência quando a justificativa for apresentada no dia da eleição.

"Quantas vezes podemos justificar nosso voto?" e "Onde ir para justificar o voto?" são outras duas perguntas que tiveram aumento repentino de buscas no Google.

Em relação à primeira questão, o TSE determina que os eleitores podem certificar a ausência nos pleitos quantas vezes forem necessárias. Sobre a segunda dúvida, além do app e-Título e do site justifica.tse.jus.br, eleitores podem indicar a ausência presencialmente, em seções de votação.

De acordo com o relatório do Google, o interesse pelo tema na reta final do 1º turno é maior entre internautas do Distrito Federal, seguidos por usuários de Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Sul.

As buscas por informações sobre justificativa de voto bateram recorde em 2020, durante as eleições municipais, desde o início da série histórica, em 2004. Em meio à pandemia, muitos eleitores evitaram sair de casa por medo de contaminação por coronavírus.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.