#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter memes

Meme com Chico Bento bolsonarista gera revolta nas redes

Estudante de publicidade palpita sobre os votos da Turma da Mônica na Eleição 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em época de eleição pipocam pelas redes a opinião de fãs sobre quem seriam os candidatos de seus personagens favoritos. A gente sabe que o voto é secreto, mas com algum conhecimento da personalidade de cada um, dá pra fazer alguns chutes.

A questão que colocou o termo "Chico Bento", nome do personagem de Maurício de Sousa, entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira (16) foi justamente esta.

O estudante de publicidade Augusto Lira, 20, (@tabomaugusto) fez o que acreditava ser uma thread inocente: Em quem os personagens da Turma da Mônica vão votar para Presidente do Brasil?

"Foi há alguns meses. Eu tinha visto recentemente o filme da Turma da Mônica e, pensando no banho, relacionei as duas coisas por acaso. Achei que ficaria só a minha bolha, como geralmente acontece", conta Augusto em entrevista ao blog #Hashtag.

A lista segue com comentários espirituosos, como a justificativa de que a Mônica votaria no Ciro Gomes, pois "até costuma tentar resolver seus problemas no diálogo, mas adora mesmo é sair na porrada".

Tudo ia muito bem até que Augusto despertou a ira dos fãs da turminha com um único tuíte.

Chico Bento, personagem de Maurício de Sousa que completou 60 anos em 2021, mora na Vila Abobrinha com seus pais e vive aventuras inspiradas no folclore brasileiro em meio à vida pacata do interior. Seus desafios incluem o dever de casa, encontros com Rosinha, surrupiar goiabas do Nhô Lau, pescar com Zé Lelé, Hiro e Zé da Roça, fugir de onças-pintadas, entre outros.

De tão querido, Chico cresceu e ganhou uma versão universitária: os gibis com traços de mangá "Chico Bento Moço" acompanham o personagem na faculdade de agronomia, onde ele sonha em voltar para a Vila Abobrinha e iniciar sua carreira.

A afirmação de que ele votaria em Jair Bolsonaro por defender os interesses do agronegócio não caiu muito bem.

Camarada Chico?

Verdade seja dita, Nhô Lau é latifundiário de goiabas.

Esse argumento aqui também é válido.

"O praneta é de todo mundo!"

"Não é uma opinião, é uma piada. Consegui relacionar poucos personagens ao Bolsonaro e escolhi o Chico pela alta popularidade do presidente em estados relacionados à agricultura", diz Augusto.

Em entrevista à Folha em julho deste ano, o criador de Chico Bento deixou muito claro que seus personagens não têm inclinação política. "Meus personagens são crianças, e criança não mexe com política. A gente não faz ativismo. Tenho que usar o velho recurso da borracha. ‘Apaga.’ Isso é intocável.", disse Mauricio de Sousa, em referência ao seu poder de veto nos roteiros.

A turminha, como visto pelos comentários passionais da thread, têm lugar especial guardado no coração de muita gente. Inclusive do próprio Augusto. "Turma da Mônica foi essencial na formação do meu senso de humor, além de ter sido o meu primeiro contato com leitura. Aprendi a ler com gibi. Tenho alguns até hoje", conta.

E, apesar dos comentários irritados, a thread acabou por movimentar o dia nas redes sociais com um pouquinho mais de bom humor. "Acho que as pessoas deveriam enxergar brincadeiras como essa, com mais leveza. A thread foi apenas uma tentativa de fazer as pessoas rirem, que é algo que eu gosto muito de fazer. Recebi muitos elogios, mas também teve muita gente irritada", complementa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.