#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Lives de políticos são infladas artificialmente, segundo Igor Coelho, do Flow

Youtube não revela se detectou manipulação, mas diz remover 'reproduções de baixa qualidade'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Igor Coelho, apresentador do podcast Flow, afirma que a entrevista do ex-presidente Lula (PT) ao seu programa na terça-feira (18) teve números de audiência inflados artificialmente. A transmissão bateu recorde no canal do Youtube ao reunir mais de um milhão de espectadores simultâneos.

Segundo o apresentador, apesar da marca expressiva, a live teve baixo número de espectadores únicos e baixa taxa de retenção (tempo que o usuário permanece assistindo a um conteúdo) — o que o leva a crer na hipótese de atividade coordenada. As métricas de audiência são de acesso exclusivo dos criadores.

Lula está sentado e fala ao microfone em estúdio
Lula durante entrevista ao podcast Flow na terça-feira (18) - Reprodução

Em um vídeo divulgado nesta segunda (24), Coelho diz acreditar que a manipulação também tenha ocorrido durante a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no podcast Inteligência Ltda. — que superou a marca do petista no Flow apenas dois dias depois, com 1,7 milhão de acessos simultâneos.

Em outro vídeo divulgado nesta quinta (27), Coelho reafirmou as alegações e disse que o mesmo comportamento foi observado em outros episódios do Flow envolvendo políticos, como Paulo Guedes, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. "Não são espectadores únicos, são pessoas que abrem as lives em diversos dispositivos, do mesmo lugar, usando a mesma conta", disse ele sobre os episódios.

Na reta final do segundo turno, os dois candidatos buscam demonstrar força por meio de recordes de audiência em lives.

"Vazaram [o anúncio do programa no Flow ] antes que o Lula viesse e começaram a se mobilizar. Chegou para mim umas fotos de um cara com uns 12, 13 dispositivos sintonizados na live. Ou seja, um número absolutamente inflado. Inclusive dá para ver que foi inflado pelo [Youtube] Analytics", disse o apresentador, se referindo à ferramenta que mostra o desempenho dos vídeos.

"Dá para ver tempo de retenção, dá para ver espectadores únicos. Eu sei que ali é mentira, assim como esse 1,7 milhão no Inteligência Ltda. é mentira também. Menos da metade disso aí é espectador único".

A reportagem tentou contato com o Inteligência Ltda. para comentar sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.

Embora não entre em detalhes sobre como contabiliza cada acesso simultâneo, o YouTube afirma utilizar algoritmos para descartar "reproduções de baixa de qualidade", isso é, "reproduções geradas ao usar vários dispositivos para assistir ao mesmo vídeo e ao abrir várias guias ou janelas para exibir o mesmo conteúdo."

A plataforma também diz que "uma pessoa é classificada como um espectador único mesmo que assista aos vídeos mais de uma vez, seja no computador ou em um dispositivo móvel".

O YouTube não divulga se detectou ou removeu interações falsas nas transmissões mencionadas pelo apresentador, pois os dados de audiência são de propriedade exclusiva dos produtores de conteúdo e o cálculo das métricas é feito de automatizada.

A plataforma diz ainda que não declara recordes de acesso simultâneo em lives e não possui ranking oficial sobre o tema.

Nas redes, circulam posts de usuários mostrando supostos indícios ou estratégias de manipulação das transmissões. Em um deles, um apoiador de Bolsonaro mostra a transmissão de Lula no Flow crescendo cerca de 3 mil acessos a cada seis segundos.

Outro mostra o print de um suposto grupo de mensagens favorável a Lula orientando os apoiadores a saírem e entrarem na live do Flow a cada dois minutos, o que faria com números de visualizações simultâneas crescesse.

Há ainda um vídeo divulgado por um perfil de esquerda que exibe um computador e celulares exibindo a live de Bolsonaro no Inteligência Ltda. ao mesmo tempo, supostamente inflando os números de acesso.

Segundo o YouTube, o processo para determinar quais visualizações são reais ou de "qualidade" não é instantâneo e pode "demorar um pouco". Por isso, a contagem de visualizações pode congelar durante as transmissões ou não mostrar dados esperados após o fim.

Um dia depois da transmissão com Bolsonaro no Inteligência Ltda., o perfil do podcast no Twitter se queixou de ter perdido visualizações no vídeo.

"Nossa live de ontem com o @jairbolsonaro perdeu views ao longo do dia de hoje. O que será que está rolando @YouTubeBrasil?", questiona o post. O evento sugere que houve detecção e remoção de interações falsas pela plataforma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.