#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu instagram

Perfil no Instagram exalta estética da burocracia brasileira

Página reúne fotos de objetos e cartazes típicos de repartições públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um pote de álcool em gel acorrentado a um balcão de informações. Prateleiras que acumulam pastas e mais pastas de cor bege com arquivos esquecidos. Na garrafa térmica, as letras escritas numa fita crepe esfarelada indicam que o cafezinho é sem açúcar.

Imagens como essas, tão comuns ao universo dos velhos escritórios e repartições públicas, têm sido reunidas em um perfil do Instagram que nasceu com a intenção de exaltar as formas, as cores e a linguagem que permeiam esses locais de trabalho.

Chamado Estética da Burocracia, o perfil é administrado por um grupo de amigos, servidores e ex-servidores que se conheceram trabalhando no serviço público paulistano, mas preferem se manter no anonimato.

Cartaz traz flecha apontada para esquerda, com os dizeres "protocolo"
Cartaz indica caminho em repartição pública para a seção de protocolos; perfil no Instagram reúne cenários típicos do funcionalismo - Reprodução/ Instagram @esteticadaburocracia

Em 2018, uma integrante da turma começou a publicar fotos de cenários do funcionalismo em um perfil pessoal, com a #estéticadaburocracia na legenda. Os amigos decidiram então transformar a hashtag em página. O perfil foi crescendo aos poucos e tem hoje cerca de 10 mil seguidores.

Ele é alimentado com sugestões de fotos enviadas pelos seguidores. A maioria dos posts traz os típicos cartazes improvisados em papéis sulfite de tamanho A4, com regras, instruções ou mesmo frases motivacionais. Em um post, por exemplo, um cartaz traz o pedido: "colegas, por favor, mantenham o ambiente organizado". E lembra: "a vida é dura mas o café é forte".

"A burocracia brasileira tem procedimentos e um linguajar muito específicos. Um formalismo na comunicação entre as pessoas, cheio de palavras complicadas como 'pecúnia e erário'", afirma uma das integrantes do grupo.

Essa linguagem, diz ela, vem frequentemente com tons passivo-agressivos. Numa das imagens publicadas na página, um cartaz pedindo que uma porta do departamento seja fechada traz o seguinte enunciado: "se fosse para ficar aberta, não precisaria de porta!"

Outro membro do grupo diz que o "Estética da burocracia" também mostra como o antigo e o moderno convivem nas repartições públicas brasileiras e como os servidores muitas vezes precisam improvisar para superar os desafios do cotidiano. Como exemplo, ele cita fotos que o perfil tem dos antigos perfuradores de papel, pouco usados atualmente. Nas imagens, eles ganharam a função de "seguradores" de portas.

Em julho deste ano, o perfil lançou a primeira edição de uma "festa burocrática", que teve seus próprios protocolos. Para o "happy hour", o traje exigido eram ternos ou roupas sociais. Os convidados tinham crachás, pulseiras de identificação e tinham que entregar ingressos para que "os mesmos" fossem carimbados. A festa reuniu mais de cem pessoas, às quais, claro, foi servido um cafezinho.

A segunda edição da festa acontece nesta quinta (27), véspera do Dia do Servidor Público. O convescote foi anunciado em edital e os interessados precisavam preencher um formulário. Os ingressos antecipados estão esgotados. Mas haverá venda na porta. Sujeito à lotação. Atenciosamente. Publique-se!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.