#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter memes

Elon Musk, dono do Twitter, publica meme que critica Twitter

Em resposta ao magnata, tuiteiros ironizam queda nas ações da Tesla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Elon Musk, CEO Tesla e da SpaceX, publicou nesta quarta-feira (28) um meme no Twitter criticando a rede social, da qual é presidente desde outubro deste ano, após aquisição no valor de US$ 44 bilhões.

A imagem retrata uma pessoa que veste uma máscara de proteção, carrega símbolos de movimentos sociais, como a bandeira LGBTQIA+ e o emblema do feminismo, e também os logos do YouTube, do Facebook e do próprio Twitter. A pessoa tem também seringas presas nos braços. Do outro lado, há um homem que carrega apenas a bandeira norte-americana em uma das mãos.

Na legenda, em inglês: "Eles fizeram lavagem cerebral em você", afirma a pessoa com os símbolos e logos. Em resposta, o homem com a bandeira dos EUA ironiza: "É mesmo?"

O meme é a crítica mais recente do bilionário ao que chama de "woke virus". "Woke", em inglês "desperto" ou "acordado", tornou-se um termo usado nos EUA para designar movimentos considerados progressistas ou políticas liberais, num pacote que englobaria também a imprensa, membros do Partido Democrata e as redes sociais.

A expressão é central na chamada "guerra cultural" travada no país, que escalou após Donald Trump ascender como liderança política. Há duas semanas, Musk publicou que a "woke mind" (a "mente desperta") é um vírus a ser combatido.

No meme da vez, há também alusão ao chamado Twitter Files (daí a crítica à própria rede que adquiriu)—uma série de reportagens sobre documentos de gestões anteriores da plataforma que comprovariam parcialidade na moderação de conteúdo a favor desses grupos, com suposta influência do governo norte-americano.

Elon Musk publica imagem no Twitter em que critica a própria rede, vacinas, movimentos LGBTQIA+, comunismo, feminismo, o Facebook, o YouTube e o Tumblr
Elon Musk publica imagem no Twitter em que critica a própria rede, movimentos sociais, outras redes e meios midiáticos, além da vacinação e medidas protetivas contra a Covid. - Reprodução/Twitter (@elonmusk)

Segundo Musk, meios da mídia tradicional estariam ignorando o vazamento, feito pelo magnata através de jornalistas como Matt Taibbi e Bari Weiss, ex-articulista do New York Times e do Wall Street Journal.

"Triste e estranho"

"Saudades de quando acreditei que você era um gênio"

Na rede, os tuítes recentes do sul-africano repercutiram também em forma de memes. Entre as respostas à publicação, muitas ironizavam a queda de ações da Tesla.

"Enquanto isso, as ações da Tesla caem como uma bomba."

"Você ainda entendeu a relação entre atuar de maneira horrível aqui [no Twitter] e a Tesla perder a maior parte de seu valor, não é?"

"Poxa, pensei que Tesla poderia ter uma boa abertura hoje."

"Por que será?"

"Fogo amigo"

Mas há também muitos que endossam as ideias do bilionário. A postagem já ultrapassa 660,4 mil curtidas no início desta tarde.

A última grande polêmica envolvendo Elon Musk e sua rede recém-comprada aconteceu ainda neste mês. Ele abriu uma enquete em que perguntava: "Devo deixar o comando do Twitter? Vou respeitar os resultados."

"Como diz o ditado, cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir", tuitou o dono da rede social minutos depois. Cerca de 57,5% votaram a favor do bilionário deixar o comando do Twitter, enquanto 42,5% foram contra a ideia.

Ele confirmou na terça-feira (20) que vai deixar a presidência do Twitter assim que achar "alguém tolo o suficiente" para aceitar o cargo. "Depois, comandarei apenas as equipes de software e servidores", afirmou o bilionário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.