#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes instagram YouTube

Pedro Cardoso publica vídeos de ponta de cabeça no Instagram

'Quem sou eu para discutir com inteligência artificial', escreveu o ator

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há certos atores e atrizes que ficam eternizados por alguns de seus personagens. É o caso de Pedro Cardoso e o malandro Agostinho Carrara, da série "A Grande Família", exibida na TV Globo de 2001 a 2014.

Repleto de bom humor e um típico bon vivant, Agostinho Carrara virou um ícone das redes sociais. Em 2019, o personagem chegou a ganhar uma petição para estar presente no GTA 6. Uma série iraquiana que viralizou em 2022 mostrava criminosos armados no Rio vestidos "de Agostinho Carrara".

Depois que a "Grande Família" terminou, o ator, diferente de sua obra, viveu mais recluso. Tanto que em uma busca por seu nome no Google é possível encontrar títulos como "Família e vida discreta: veja por onde anda Pedro Cardoso". (Para quem ficou curioso, ele mora em Portugal com a mulher, a atriz Graziella Moretto, e as três filhas).

Nos últimos dias, porém, o ator resolveu dar uma movimentada em suas redes sociais e passou a publicar em seu canal no Youtube "Pedro Cardoso - The Lonely Talker" (@pedrocardosooautofalante). Após uma série que participaria ser cancelada, ele se viu desempregado, o que justificou a ação.

"Eu fiquei desempregado de novo de audiovisual, todo mundo falou para eu arrumar esse emprego no YouTube, eu vim, fiz a entrevista, abri o computador, estava nervoso, arrumar emprego aos 61 anos é complicado. Estava lá ‘abrir uma conta’, fiquei esperando a resposta, veio na hora, ‘você está empregado no YouTube’, não sabia que era tão fácil", disse Pedro Cardoso.

O canal havia sido criado em 12 de março de 2018, mas Pedro havia publicado apenas um vídeo. Desde o dia 21 de janeiro, o ator passou a publicar vídeos diariamente, em que faz leituras de livros, como "O Livro dos Títulos", seu primeiro romance, lançado em 2017.

O ator tem feito uma dobradinha com o Instagram, e é por lá que tem viralizado, com uma ironia e humor que remetem a Agostinho Carrara. Primeiro, ao gravar um vídeo criticando o YouTube, seu mais novo patrão.

"Todo mundo sabe agora que eu estou trabalhando no YouTube, tenho lá uma conta. Mas, sinceramente, o YouTube está caído, eu vim no Instagram falar isso. Não dá para comparar, o Instagram é muito melhor que YouTube, acho que o algoritmo lá está meio desorientado, as coisas que mandam a gente ver não tem muito a ver com o que a gente pensa. Não fica bem eu falar mal do YouTube, fica entre nós, por favor não conta para ninguém isso que estou falando aqui", disse.

Mas foi com sua leitura de "Os Evangelhos", da Bíblia, na tradução do professor Frederico Lourenço, que algo completamente inesperado aconteceu.

Seus vídeos estão de ponta de cabeça.

"Novamente, sem que eu queira ou saiba o porquê, o vídeo foi publicado de ponta cabeça. Deixo como está. Quem sou eu para discutir com a inteligência artificial", escreve.

Já são três vídeos ao contrário, e contando.

Se Pedro Cardoso está tendo problemas de verdade com a tecnologia ou se faz parte de sua persona nas redes, não sabemos. O que importa é que o pessoal nas redes está se divertindo

E convenhamos, quem nunca passou por algo parecido que atire a primeira pedra.

Fechado com Pedro Cardoso.

Senhorzinho usando a internet.

Nos comentários dos vídeos, seus seguidores estão se divertindo.

"Por sorte, a louça do armário não caiu…", escreveu @lagemannrudi.

O @pedrorbb sugeriu "filma de cabeça pra baixo".

O @robsoneconomista relembrou "A Grande Família". "Augustinho chegou cansado das corridas de táxi com Paulão, e não percebeu o celular virado. Só a Bebel para agasalhar agora", publicou.

O ator também está no TikTok. Por lá, com o nome de usuário @pedrotubetokinstagram, ele publicou apenas um vídeo em que afirma ter cansado do YouTube e do Instagram. "Agora tô aqui, no TikTok, agora tô aqui."

E, quanto a Agostinho, ainda que a série tenha terminado há oito anos, o personagem continua protagonizando memes:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.