#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter internet memes

Perfil faz diário ácido das discussões inúteis no Twitter

Escriba do Umbral cataloga debates sem sentido e reações "muito normais e dentro do tom"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Desde janeiro de 2021, um perfil no Twitter faz resumos das discussões inúteis travadas na plataforma diariamente. Com muito humor, a conta @gobackto505 publica quais foram os principais debates sem sentido que geraram uma grande comoção entre os usuários da rede social.

O acervo é vasto. Por exemplo, em 23 de maio de 2022, um pai fez um tuíte para desabafar sobre não conseguir levar a filha ao banheiro sem passar por constrangimentos e, com o rumo que tomou a discussão na rede, acabou sendo responsabilizado pelas crianças que não tem o registro paterno na certidão de nascimento no país.

Ou ainda, em 5 de março do mesmo ano, uma mãe postou uma foto da lancheira da filha e foi acusada de incentivar a obesidade infantil.

Quem está à frente do perfil é Aparecida, 28, analista de sistemas que mora em Florianópolis. Ela conta que a ideia de fazer esse registro dos debates na plataforma surgiu ainda em 2020, em uma conversa com amigos.

"O Twitter mudou completamente na pandemia, e os não assuntos discutidos aumentaram muito. Como sempre fui uma usuária cronicamente online lembro de muitas discussões, mas pensei em arquivá-las em forma de thread para que eu e meus amigos tivéssemos um norte da quantidade de discussão inútil que existe no site", afirma.

Até novembro de 2021, a página só tinha 200 seguidores, diz ela. Nessa época, um usuário com muitos seguidores compartilhou a thread, e Aparecida ganhou, em um mês, 4 mil seguidores. Hoje, ela tem mais de 32 mil.

"No início a repercussão foi um pouco ruim, porque algumas pessoas achavam que eu utilizava a thread para descredibilizar discussões de pessoas progressistas na rede, o que não é o caso. Se eu vejo muitas discussões que partem dessas pessoas é um reflexo da minha bolha —a dos tuiteiros progressistas. Se eu seguisse só pessoas do nicho de futebol, por exemplo, é claro que eu teria acesso a discussões diferentes."

Aparecida afirma que prioriza os temas que não são "baixo astral" e que foge de debates políticos e tuítes que ofendam minorias. "Minhas discussões favoritas são aquelas que causam uma comoção bem única no Twitter, quando um assunto é muito irrelevante e, dali a pouco, surge alguém discutindo todo o impacto sociológico de usar havaianas azul e branca, por exemplo."

Na sua opinião, o debate mais absurdo travado na plataforma foi quando um homem disse que ofereceu, numa festa, um brigadeiro para uma criança da família dele antes do parabéns e foi atacado por pelo menos dois dias. "Pessoas com muitos seguidores acusaram o rapaz até de ser nazista. E, depois que ele esclareceu o que aconteceu, ninguém pediu desculpas publicamente para ele, só apagaram os tuítes", conta Aparecida.

Veja, a seguir, alguns dos resumos de discussões publicados pelo perfil @gobackto505.

Retrospectiva 2022

E 2021

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.