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Twitter vai remover em 1° de abril selo gratuito de conta verificada

Distintivo só estará disponível para usuários e organizações que assinem serviços da empresa

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São Paulo (SP)

O Twitter anunciou que vai remover em 1º de abril o selo de verificação concedido de forma gratuita a contas da rede. Após essa data, usuários que quiserem continuar tendo seus perfis verificados terão que assinar o Twitter Blue, com mensalidades a partir de R$ 42, e passar pelos requisitos de elegibilidade.

No caso de organizações e empresas, será necessário pagar uma taxa mensal de U$ 1000 dólares (cerca de R$ 5.233), além de adequar o perfil aos requisitos necessários. Funcionários e colaboradores também terão direito ao selo, desde que as organizações arquem com o custo adicional de R$ 261 mensais por cada afiliado.

Ilustração com logomarca do Twitter mostra, ao centro, uma tela de celuar exibindo o CEO da empresa, Elon Musk - Samuel Corum/ AFP

Até então, os selos de verificação eram distribuídos sem custos como forma de atestar a autenticidade de perfis de indivíduos e organizações notáveis e de relevância pública, como políticos, celebridades, acadêmicos e veículos de comunicação. A verificação também gera mais visibilidade e engajamanto às contas.

As nova regras são parte da estratégia de Musk de aumentar as fontes de receita da empresa. Desde que assumiu o comando da companhia, em 2022, ele afirma que o Twitter passa por problemas financeiros e que precisa de restruturações em seu modelo de negócios.

O serviço de assinaturas Twitter Blue, lançado em fevereiro no Brasil, é a principal aposta do bilionário nesse sentido, oferecendo, além da verificação paga, outros recursos como a redução das propagandas na timeline, possibilidade de edição de tuítes

Musk também anunciou que, a partir de 15 de abril, apenas contas verificadas serão recomendadas a usuários na aba 'Para você'. Segundo o empresário, seria "a única maneira realista de lidar com o enxame de bots de inteligência artificial que estão tomando conta da rede".

Outra mudança anunciada é o fim da opção gratuita de autenticação de dois fatores, recurso de segurança que também ficará disponível apenas para assinantes.

A companhia ainda vai disponibilizar modalidades de verificação específicas para diferenciar os tipos de organizações presentes na rede social. Empresas assinantes que cumpram todos os requisitos de autenticidade receberão um selo dourado e terão a foto de perfil exibida num formato quadrado, não no tradicional redondo.

Já organizações governamentais e multilaterais ganharão um selo cinza, assim como os perfis dos funcionários afiliados.

A Folha entrou em contato com a assessoria de imprensa do Twitter para tirar dúvidas sobre as mudanças. Em resposta, recebeu um emoji de cocô, mensagem automática da empresa a todas as solicitações da imprensa desde o último dia 20.

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