#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

'Axé Kamala': memes com candidata têm jingle e campanha 'vira voto' de Xique-Xique (BA) a 'Aparecida do North Carolina'

'Acho ingênuo quem acha que virá dos EUA algo melhor do que ela', diz jornalista cujo tuíte viral inspira memes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a desistência de Joe Biden da corrida presidencial no último domingo (21), Cynara Menezes, editora do site Socialista Morena e apresentadora da TV Fórum, tuitou: "OBAMA. KAMALA. Um homem negro. Uma mulher negra. Tamanha força da afro-americanidade… Chegando ao poder novamente nos EUA em pouco tempo, já imaginaram? E contra a extrema direita, então, contra o escroto do Trump, será melhor ainda. Axé Kamala".

Sem pensar na repercussão do tuíte, ela o excluiu. Isso porque, de acordo com a jornalista, "o movimento do DCE do Twitter, jovens que defendem a revolução dos seus sofás" estava criticando a postagem. "Como eu estava na minha última noite de férias, preferi apelar à lei Jaiminho: "É preciso evitar a fadiga", conta ao blog #Hashtag.

Desde então, "Axé, Kamala" ganha tração nas redes e chegou, nesta terça (23), aos assuntos mais comentados no X, ex-Twitter, com mais de 5 mil postagens até a manhã desta quarta-feira (24). "Quando eu tuitei, imaginei que teria repercussão, mas não tão grande. É incrível como o efeito manada ocorre nas redes sociais independentemente do lado político. Mas estou achando muito divertido ver o ‘Axé, Kamala’ se espalhando."

Na rede, perfis satirizam o tuíte feito pela "socialista morena", como é conhecida na rede, e dizem que estão "virando votos" para a Kamala em seus estados e universidades.

Grande Vitória pode ser decisiva nas eleições dos EUA.

"Saudei Kamala com um ‘axé’ para lhe desejar sorte, porque acho historicamente importante que uma mulher de origem afro-asiática seja eleita presidente dos EUA e que seja justamente contra um supremacista branco anti-imigrantes", explica Cynara.

Um levantamento feito pela Reuters/Ipsos mostra Kamala com 44% das intenções de voto contra 42% de Trump. Essa é a primeira pesquisa feita após a desistência do atual presidente. Nas redes, internautas brasileiros "comemoram" e pedem voto para Kamala, em tuítes semelhantes àqueles do período eleitoral de 2022, no qual Lula foi eleito.

Nas redes, a brincadeira é que o resultado das pesquisas se deve ao movimento "Axé, Kamala", que seria responsável pela popularidade da atual vice-presidente dos Estados Unidos e favorita à corrida eleitoral pelo Partido Democrata. Ela tem o apoio de Biden e conseguiu, nas primeiras 24 horas, arrecadar US$ 81 milhões para sua campanha.

"Em seu primeiro discurso, Kamala já falou em favor do direito ao aborto, num momento em que no Brasil tem gente querendo acabar até com o aborto legal em caso de estupro... Inegável a importância. Quer dizer então que as mulheres negras não poderão comemorar a eleição da Kamala porque os ‘webrevolucionários’ vão patrulhar? Eles acham ingênuo quem aplaude a indicação e a possível vitória de Kamala, já eu acho ingênuo quem acha que virá dos EUA algo melhor do que ela", diz a jornalista.

"Regularizando meu título de eleitor e mudando minha zona eleitoral para Aparecida do North Carolina para votar nela em Kamala Harris", diz esse tuíte.

Faz o K.

Muito axé para Kamala.

Outros ainda brincam com excursões para votar em Kamala, saindo da Praça da Sé, com única parada no Graal do Acre.

Comparação entre a risada de Ana Maria Braga com a de Kamala Harris.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.