Máquinas do tempo

Passado, presente e futuro da mobilidade e da indústria automotiva

Máquinas do tempo - Eduardo Sodré
Eduardo Sodré

Volkswagen Gol foi o carro usado mais negociado de 2022

Modelo, que saiu de linha em dezembro, é líder de transações há décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Linha 2009 do Volkswagen Gol durante teste realizado no lançamento Divulgação

A Volkswagen interrompeu a produção do Gol em dezembro, mas o compacto vai seguir por muitos anos como um dos carros mais negociados do Brasil.

Em 2022, o hatch foi novamente o líder em transações entre os modelos usados –posto que ocupa há décadas, segundo dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos).

Foram negociadas 722,4 mil unidades do Gol ao longo do ano passado. O número equivale a 8,3% das 8,67 milhões de transações envolvendo carros de passeio e veículos comerciais leves no mesmo período.

Volkswagen Gol de segunda geração, conhecido como "bolinha", é exibido em loja de carros usados de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) - Juca Varella - 02.mar.2000/Folhapress

Entre os zero-quilômetro, o hatch fechou 2022 na sexta posição, com 72,6 mil unidades comercializadas, segundo a Fenabrave.

O compacto da Volkswagen foi líder do mercado de automóveis novos por 27 anos, e mais de 8 milhões foram vendidos no Brasil ao longo de 42 anos.

A grande disponibilidade e a manutenção simples da maior parte das versões garante a longevidade do modelo no segmento de usados.

A última unidade do hatch foi produzida pela Volkswagen no dia 23 de dezembro, após 42 anos. A Volks fez ainda uma versão de despedida chamada Last Edition, limitada a 1.000 unidades.

O preço da série especial foi fixado em R$ 95.990, sendo 8,8% mais caro que um modelo 1.0 flex 2022/2023 equipado com todos os opcionais disponíveis. Esse carro, entretanto, tem sido anunciado por até R$ 150 mil em sites de compra e venda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.