Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

Marcelo Katsuki - Marcelo Katsuki
Marcelo Katsuki
Descrição de chapéu receitas

Aprenda a fazer korokke, o croquete japonês com massa de batata

Receita especial leva alho negro, que enriquece o sabor do salgado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A receita é do korokke, croquete japonês que faz sucesso nos izakayas, os botecos 'japas'. Mas a estrela é o alho negro, muito apreciado e consumido no Japão, e que ainda não se tornou um ingrediente popular por aqui. Mas não lhe faltam qualidades: rico em trissulfeto de metil alilo, ajuda a prevenir infartos e AVCs, é rico em antioxidantes, atua no controle do colesterol e beneficia até quem tem diabetes, ajudando a reduzir a resistência à insulina (Fonte: VivaBem).

O alho negro é resultado de um processo de maturação, onde o alho comum é deixado em um forno durante pelo menos 20 dias, com alta umidade e temperatura controlada, que conferem a coloração escura e sabor mais leve e adocicado. E como podemos aproveitar esses benefícios? Usando em receitas diversas, no lugar do alho comum, ou em finalizações de saladas, pizzas e carnes, enriquecendo o sabor dos pratos.

Ele pode ser encontrado em lojinhas de produtos naturais ou orientais, além de empórios. Também é possível comprar online. Tem até cremes, pestos, geleias e molhos feitos com o ingrediente. Abaixo, uma receita especial de korokke, o croquete japonês leve e cremoso, em uma versão especial com alho negro.

A foto mostra três croquetes japoneses fritos sobre um prato de cerâmica redondo. Ao lado, fatias de limão e uma tigelinha com molho escuro
Korokke, o croquete japonês em preparo especial, feito com alho negro - Divulgação

Korokke com alho negro
(Receita: Alho Negro do Sítio)

Ingredientes
- 800 gr de batata
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 dente de alho picado(s)
- 200 gr de carne moída
- Noz-moscada ralada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
- 4 ovos
- 50 g de alho negro picado
- Farinha de trigo para empanar
- 2 ovos batidos para empanar
- Panko para empanar

Modo de preparo
Descasque as batatas, corte em cubos de uns 3 cm e lave bem em água corrente. Despeje numa panela e cubra com água fria. Leve ao fogo para cozinhar até ficarem macias, sem desmanchar.

Cozinhe os ovos de 8 a 10 minutos para que fiquem bem duros. Descasque e reserve.

Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Depois que derreter, junte o alho e a cebola. Refogue até que fique transparente. Coloque a carne e refogue até mudar de cor. Tempere levemente com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Deixe refogando até secar todo o líquido. Acerte o sal, junte o cheiro verde, os dentes de alho negro picados e misture bem. Reserve.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e volte ao fogo. Coloque as gemas cozidas na panela de batatas e com a ajuda de um socador amasse tudo. A intenção é deixar alguns pedaços de batata na massa. Adicione as claras picadas e o refogado de carne.

Misture tudo muito bem e espalhe a massa num refratário ou assadeira pequena retangular. Nivele e divida a massa em 16 porções. Pegue uma porção e modele em formato oval e achatado com 1 dedo de espessura. Passe os croquetes em farinha de trigo e tire o excesso, passe em ovo batido e na farinha Panko.

Coloque os croquetes empanados numa assadeira e cubra com filme plástico. Leve para geladeira por no mínimo 30 minutos. Este descanso vai apurar os sabores e não deixar o croquete estourar na hora de fritar.

Aqueça bastante óleo numa panela em fogo moderado/forte e frite 2 ou 3 croquetes por vez. Deixe dourar bem de um lado, vire e espere terminar de dourar. Retire, escorra em papel toalha e sirva em seguida com molho tonkatsu* ou molho de alho negro, que é adocicado e apimentado, perfeito para harmonizar esse famoso quitute japonês.

*Receita de molho tonkatsu caseiro
Misture ½ copo de ketchup; ½ copo de molho inglês worcestershire; 1 colher de sopa de açúcar granulado e 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.