Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu machismo

Ser presente e buscar informação não faz de ninguém "um paizão"

Evento online debate qual legado os pais querem deixar para os filhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar dos avanços no debate sobre a participação dos pais na criação do filhos, os indicadores das paternidades ainda são negativos. Não se trata de "ajudar" a trocar uma fralda ou dar um banho nos filhos e postar a foto como "pai do ano".

É sobre assumir a responsabilidade, muitas vezes invisível, que a mãe carrega nas costas diariamente --inclusive nas casas onde os pais são considerados parceiros.

"A invisibilizacão desta pauta é o que mais promove a estagnação da causa e mantém problemas graves e estruturais como a sobrecarga física e mental das mulheres", afirma o idealizador do coletivo Pais Pretos Presentes, Humberto Baltar.

​Para ele, o modo mais prático e eficaz de mudarmos essa realidade é promovendo discussões nos âmbitos corporativo, educacional e principalmente governamental, abrangendo as políticas públicas.

Humberto segura o filho Apolo no colo. Eles são pretos, Humberto tem cabelo black power, veste camisa com estampa de onça e flor, e segura um balão preto no alto. Apolo, que também tem black power, veste camisa azul e tem os olhos fixos no balão. Ao fundo, uma senhora preta de blusa azul claro.
Humberto, o filho Apolo e a avó Maria Luiza. "Precisamos normalizar a neurodiversidade", diz o educador. - Arquivo Pessoal

Se pensarmos que a licença parental ou a simples ampliação da licença paternidade ainda é vista com maus olhos por muitos governantes e empresas, entenderemos quantas conversas serão necessárias para alcançarmos dinâmicas parentais mais equitativas.

"Precisamos promover a participação masculina nos espaços de discussão das masculinidades e paternidade, como coletivos, rodas de conversa e redes de apoio", diz o educador.

Mais acostumadas com esses espaços de trocas, as mulheres desempenham um papel fundamental ao encorajar maridos, filhos, irmãos, pais e amigos na adesão a estes espaços de apoio. No Coletivo Pais Pretos Presente, por exemplo, a maior parte dos homens chegou por intermediação de uma mulher.

Humberto também inclui na discussão a necessidade de combater o racismo e normalizar a neurodiversidade. "Crio meu filho oferecendo diversas referências positivas acerca da ancestralidade, cultura, aparência e condição neurodiversa dele. Além de ser um menino preto, o Apolo está no espectro autista, assim como eu, e percebo ainda uma grande estigmatização de pais e filhos neuroatípicos na nossa sociedade.

Humberto é um dos organizadores do evento PAI 2022: "Qual legado queremos construir?", que ocorrerá online no YouTube entre os dias 15 e 16 de agosto e reúne pais educadores, pediatras, escritores, psicólogos, psicanalistas, empreendedores e músicos.

Entre os pilares que serão debatidos na sexta edição do evento estão a criação sem violência, criação antirracista, anticapacitista e antimachista.

"Precisamos entender que o machismo não é sobre o outro, é sobre 'eu'. É comum a ideia que 'eu não sou assim', 'eu não sou machista'. Todos somos, é estrutural", explica Tiago Koch, também organizador do evento.

Criador do canal Homem Paterno, Koch reforça que buscar conhecimento e ser presente "não torna ninguém um paizão. Fazer isso é uma responsabilidade paterna", ressalta.

"Precisamos debater esses temas entre homens e criar estratégias para acabarmos com algo que nós mesmo criamos: o machismo. Não existe mais espaço para passarmos pano para quem quer que seja", conclui.


PAI 2022, Qual legado queremos construir como pais?

Online, dias 15 e 16 de agosto, a partir das 19h.

Ingressos social gratuito, R$ 50,00 e R$ 100,00 (para "paitrocinadores")

Inscrições pelo site Sympla.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.