Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu maternidade Todas

Entenda o que é e como tratar luxação no quadril de recém-nascidos

Análise de fatores de risco, ultrassom e exame físico são pistas para obter diagnóstico rapidamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando Elisa, minha filha, nasceu, os médicos suspeitaram de uma luxação no quadril, tecnicamente chamada de displasia do desenvolvimento do quadril. Conversando com a doutora Norma Sueli Moreira, ortopedista pediátrica na Rede D’Or, entendi melhor os fatores de risco que levaram ao diagnóstico, que só é finalizado após o nascimento.

Um deles é que ela havia ficado sentada no útero no final da gravidez, posição pélvica. Segundo a especialista, os casos não são muito comuns e a incidência varia de 0,06 a 76 a cada mil nascidos vivos. Estudos apontam que há mais casos em meninas, primeira gestação da mãe ou pouco líquido amniótico na reta final da gravidez. O histórico familiar também deve ser levado em consideração, principalmente se o parente for de primeiro grau.

Bebê usando suspensório de Pavlik. Displasia de quadril pode ser tratada com uso do item ortopédico - Adobe Stock

A ortopedista explica que, hoje, a maioria dos hospitais tem um protocolo para analisar os fatores de risco e, se for o caso, já fazer o encaminhamento do paciente ao ambulatório e iniciar o tratamento.

Com todas as evidências que o caso apresentava foi realizado o ultrassom no quadril da minha bebê ainda na maternidade, mas naquele momento ainda não era possível fechar o diagnóstico. Na dúvida, a pediatra pediu para repetir o exame dentro de 15 dias.

Na consulta, após novo exame, a ortopedista que tratou minha filha confirmou que ela tinha a luxação e teria que usar um item ortopédico, chamado suspensório de Pavlik, cujo tratamento varia entre seis e 12 semanas.

A médica garantiu que não seria nada de demais e pediu que aguardasse na sala de espera até que meu marido comprasse o aparelho, pois teria que colocá-lo naquele mesmo dia. A urgência é justificável, quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor.

"Usamos o Pavlik até os seis meses da criança. Quanto mais cedo, melhor a resposta. Depois, a maior indicação é que se use o gesso e, às vezes, precisa fazer cirurgia", diz Norma Moreira.

Pagamos em uma loja especializada R$ 350 pelo suspensório, média cobrada pelo mercado. De acordo com a médica, embora o acessório seja fundamental para o tratamento, não é fornecido pela rede privada ou pública de saúde.

A ortopedista afirma que o ideal é que o médico coloque e regule as tiras do suspensório e não repasse essa responsabilidade aos pais.

"Peço que não tirem [o suspensório], que a criança fique com ele 24 horas, pois se tirar da regulagem o quadril pode sair do lugar. Com o tempo os pais pegam prática, mas no início pode ser difícil manuseá-lo."

No entanto, os pais podem ficar tranquilos, pois o Pavlik não machuca a criança. "Se colocado corretamente, o suspensório é a oportunidade que a criança tem de ficar com o quadril normal, sem sequela", diz a médica.

A ortopedista explica que o tratamento consiste em centrar a cabeça do fêmur no lugar dela, que é no fundo do acetábulo. Assim eles poderão se remodelar. "Quanto mais nova a criança, você consegue esse posicionamento correto para não ter sequela. Seja no suspensório ou com posições fisiológicas, como no uso de sling, na qual o bebê fica abraçado na mãe, de frente com ela."

Apesar do coração de mãe ficar aflito ao ver aquele serzinho voltando para casa com limitações no movimento, seguimos as orientações à risca, pois sabíamos da importância do tratamento. Não imaginava que um bebê poderia ficar um mês sem tomar banho, higiene só a base de paninhos. Ficamos peritos em troca de fraldas com obstáculos.

Exame físico

No entanto, nem todo bebê com displasia no quadril apresenta algum fator de risco. Por isso, o exame físico do pediatra é essencial para o encaminhamento ao ortopedista.

Por isso os pais devem levar em consideração a informação que possuem. Se não foi diagnosticado na maternidade, mas percebem algum fator de risco podem investigar. "Por mais que o pediatra não tenha falado nada, mas se o cuidador da criança percebe que faz um clique no quadril, quando mexe as perninhas na hora de trocar a fralda pode apresentar isso ao pediatra e tirar a dúvida", afirma a médica.

Elisa teve o exame físico ainda na maternidade, fez o tratamento e, agora está com quase 11 meses. Porém, até os seus dois meses, foram necessários fazer e repetir ultrassons, ir à consultas a cada 15 dias e tomar os cuidados necessários com o uso do Pavlik, mas após essa tormenta o último ultrassom mostrou que não havia mais luxação, um grande alívio para esse coração de mãe e para nossa família.

Apenas para acompanhamento, foi feito um raio-x no último mês e a médica confirmou que ela está perfeitamente saudável. Agora, vou preparar o meu coração para vê-la correndo em breve por aí.

Acompanhe o Maternar também pelo Instagram @blogmaternar.

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para blogmaternar@grupofolha.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.