Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu Todas maternidade

Dia das Mães e as mães do Rio Grande do Sul

Mães e filhos não perdem a esperança no reencontro; com certeza o melhor presente que alguém poderia receber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Este será o meu primeiro Dia das Mães com minha filha nos braços. Ano passado, na mesma época, Elisa ainda estava na barriga.

Já estava pronta para falar sobre as emoções e aventuras desse último ano, da alegria que é chegar em casa após um dia de trabalho, beijá-la e rir de suas gracinhas.

Marinheiro resgata uma criança de enchente em helicóptero no bairro de Mathias Velho, em Canoas (RS)
Marinheiro resgata uma criança de enchente em helicóptero no bairro de Mathias Velho, em Canoas (RS) - Marinha do Brasil/ via AFP

Mas acompanhando intensamente as notícias do Rio Grande do Sul é difícil não pensar na aflição das mães que estão procurando seus filhos e as que os perderam, das crianças nos abrigos sem saber onde estão os pais, dos filhos que perderam seus pais, irmãos, casas.

Tenho chegado em casa e abraçado meu bebê com mais força. Depois que se tem um filho não é lorota dizer que seu coração passa a bater fora do peito. Nem posso imaginar a dor que essas mães e famílias devem estar passando no momento.

Triste acompanhar também fake news sobre paradeiros falsos de crianças, comentários julgando mães, pais e responsáveis. Infelizmente, muitas vezes a internet é terra de ninguém, ninguém que pese suas palavras. Será que falaria a mesma coisa cara a cara, testemunhando o desespero e dor alheios? Duvido. Em vez de ajudar, muitos atrapalham e atrasam o processo fornecendo informações desencontradas.

O que traz um sopro de esperança em meio ao caos são as pessoas que estão trabalhando incansavelmente para resgatar famílias e organizar meios para que esse reencontro ocorra o mais rápido possível. Só em Canoas, o Conselho Tutelar anuncia que pelo menos 89 crianças ainda não foram encontradas pelas famílias. Porém, no domingo, esse número era de 249. A lista vem sendo atualizada a todo instante.

0
Bruno Defino de Souza vestido de homem aranha distribui pirulitos. O campus Canoas da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) se tornou uma grande central que acolhe quase 7 mil pessoas desabrigadas depois das enchentes - Carlos Macedo - 8 mai.2024/Folhapress

Outra iniciativa é a página no Instagram 'Achamos sua criança' @achamossuacrianca. Já são mais de 120 mil seguidores. Lá é possível que quem encontre uma criança ou um adolescente desacompanhados em Porto Alegre e região metropolitana faça um cadastro e receba informações para onde encaminhar o menor.

Com certeza o melhor presente de Dia das Mães para essas mães será finalmente reencontrar seus filhos. Como uma mãe que viveu o melhor ano de sua vida até agora, espero que possamos publicar muitas boas notícias em um futuro breve.

Tenho chegado em casa e abraçado meu bebê com mais força; o melhor presente para toda mãe seria esse reencontro
Tenho chegado em casa e abraçado meu bebê com mais força; o melhor presente para toda mãe seria esse reencontro - Arquivo pessoal/Havolene Valinhos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.